‘Alerta Celular’ recupera mais de 9 mil aparelhos em PE no ano passado

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2026 às 09:32

Foto: SDS-PE/divulgação

Um dos maiores destaques da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), o Programa ‘Alerta Celular’ conseguiu reaver mais de 9 mil aparelhos furtados ou roubados em todo o Estado no ano de 2025. Desde o início do programa, mais de 87 mil aparelhos já foram resgatados.

O Alerta Celular conta com um robusto banco de dados, onde já foram cadastrados 990 mil celulares, representando uma média de quase 319 aparelhos registrados por dia no sistema. Foram 135.385 cadastros realizados em 2023; 117.487 cadastros em 2024 e 109 mil 2025.

Esse cadastro tem sido essencial para as abordagens policiais, permitindo que as forças de segurança realizassem mais de 1,7 milhão de consultas para verificar a situação dos aparelhos. Além disso, ao longo do ano passado, foram promovidas mil ações de conscientização em espaços públicos estratégicos, como terminais integrados, shoppings, mercados e parques, garantindo que mais cidadãos tenham acesso à ferramenta.

Para esse mês de janeiro de 2026, a SDS-PE intensificou os atendimentos do Alerta Celular com programação iniciada no último dia 2, prosseguindo até o dia 31 de janeiro, com equipes nos locais públicos citados e Porto de Galinhas.

Cadastro

O Alerta Celular está sempre disponível para acesso da população através da página online (www.alertacelular.pe.gov.br). O cadastro é simples: basta acessar o site, clicar em cadastrar e preencher os dados pessoais, telefones para contato e e-mail. No e-mail informado, chegará uma mensagem de confirmação do cadastro e será necessária a criação de uma senha. Após realizar o login, o usuário irá preencher as informações do aparelho celular, como marca, modelo e o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel – IMEI, que pode ser obtido na caixa do aparelho, na nota fiscal ou discando *#06# no celular.

Uma vez cadastrado, se o cidadão tiver seu celular subtraído, ele deve acessar o site do Alerta Celular e clicar em “ALERTA”. Além disso, o cidadão deve registrar um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia física ou na delegacia pela internet, em no máximo 48 horas, informando todos os dados do aparelho. O ideal é que a população não espere o pior acontecer para realizar o cadastro. De maneira preventiva, recomendamos a realização do cadastro prévio“, orientou o gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, Phillip César.

Após o alerta criado e o registro do Boletim de Ocorrência (BO), durante as abordagens, os policiais verificam se o aparelho em posse de algum suspeito consta como alertado no sistema. Em caso positivo, o celular é apreendido e o suspeito encaminhado à uma delegacia. Através dos dados informados no cadastro do Alerta Celular, a Polícia Civil (PCPE) entra em contato com o verdadeiro dono para realizar a devolução.

A SDS-PE disponibiliza um canal de atendimento ao cidadão, para que a população possa tirar dúvidas sobre o sistema. Funciona de segunda a sexta, no horário comercial das 8h às 17h, via Whatsapp (81) 9 8494-3219.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários