Eleitorado petrolinense e o papel do vereador

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2026 às 07:16

Foto: Nilzete Briito/Ascom CMP

Você sabe o que tem feito o vereador que você votou?

A urna confirma uma escolha, mas é o dia a dia que valida uma confiança. Já parou para pensar em como foi o desempenho do vereador que recebeu o seu voto neste primeiro ano de mandato? Aliás, você ainda se lembra em quem votou?

Muitos acreditam que o papel do cidadão termina ao apertar o “confirma”, mas é exatamente ali que o trabalho de verdade começa — tanto para o parlamentar quanto para você.

Representante do povo ou assessor da prefeitura?

Um vereador tem funções muito claras, mas que às vezes se perdem nos corredores da Câmara. É hora de questionar: Ele foi a voz das suas aspirações? As pautas que ele defendeu em campanha saíram do papel ou foram esquecidas no primeiro mês? Ele fiscalizou ou apenas concordou?

O vereador é, por definição, o fiscal do dinheiro público. Ele questionou os gastos da prefeitura ou se tornou apenas um “assessor de luxo” do prefeito, votando e apoiando tudo sem um pingo de questionamento?

Ele esteve na comunidade? Um defensor da cidade precisa sentir o cheiro da poeira e ouvir o barulho dos bairros, não apenas o ar-condicionado do gabinete.

Acompanhar o mandato não é “perseguir”, é zelar pelo que é seu. Saber se o seu representante honrou a cadeira que ocupa ou se apenas “baixou a cabeça” para o Executivo é fundamental para o futuro da nossa cidade.

O voto é uma procuração que você entrega a alguém. Antes de decidir se dará a essa pessoa uma nova oportunidade no futuro, você precisa saber o que ela está fazendo com o poder que você emprestou hoje.

Acompanhe, cobre e fiscalize, veja se trabalha, se virou somente assessor do prefeito. Se foi isso, não merece renovação do mandato.

Eleitorado petrolinense e o papel do vereador

  1. Sempre alerta disse:

    Veradores dessa cidade so sabem fazer discurso

  2. Antônio Marreco disse:

    Muitos apenas fazem indicações para pequenos remendos de buracos, de títulos de cidadania, sem apresentar um projeto consistente de cidade, com vistas à melhoria das condições dos habitantes. A resposta tem que ser na urna.

  3. Petrolinense nato disse:

    Muitos servem apenas pra blindar e apoiar o prefeito, é assim que se mantém a oligarquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários