O município de Curaçá, Norte da Bahia, sediará no próximo dia 10 de janeiro o 3º Encontro Territorial de Reisados do Sertão do São Francisco. O evento acontecerá em Poço de Fora, comunidade de povos tradicionais, e reunirá nove grupos tradicionais dos seis municípios que compõem o território baiano: Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Canudos e Uauá. O momento é uma das mais belas e tradicionais manifestações culturais, mantendo viva a fé, a cultura popular e a identidade do povo brasileiro.
Parafraseando o quilombola Nêgo Bispo, “o território não é apenas o lugar onde se vive, mas onde se constrói e se preserva a memória coletiva, onde os saberes tradicionais ganham corpo e onde a cultura se manifesta como resistência”. Por isso, o 3º Encontro tem como missão promover o intercâmbio cultural entre diferentes expressões que mantêm vivas as heranças sertanejas, quilombolas, indígenas e ribeirinhas do Norte da Bahia, reunindo Reisados, Bandas de Pífano, grupos de Congos, Marujada e outras manifestações populares.
Oficinas
A partir das 10h, o evento entrelaça elementos como oficinas de formação sobre comunicação popular, associativismo e turismo comunitário, músicas, ritmos, dança, costumes, crenças, artesanato, culinária, folguedos e o cortejo com os seguintes grupos:
– Canta Reis Não é Pecado, Poço de Fora, Curaçá;
– Banda de Pífano, Bom Jardim, Canudos;
– Grupo de Congo, Sento Sé;
– Reisado Galeota das Artes, Curaçá;
– Reisado Samba de Rosa e São Gonçalo da Serra, Sobradinho;
– Reisado da Ilha Redonda, comunidade quilombola Ilha Redonda, Curaçá;
– Grupo de Congo, Juazeiro;
– Marujada, Curaçá;
– Banda de Pífano, Poço do Vieira, Uauá.
Tradição
A Folia de Reis é uma tradição popular de origem cristã que relembra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, guiados pela estrela de Belém para anunciarem o nascimento de Cristo, levando mensagens de fé, esperança e alegria. Por tanto, a relevância do 3º Encontro favorece a salvaguarda do patrimônio imaterial, a integração da sabedoria ancestral entre mestres, jovens e crianças, inclusão e protagonismo comunitário dos grupos.
O 3º Encontro conta com a parceria das secretarias municipais de cultura dos municípios envolvidos, Irpaa, meios de comunicação da região, Ero Caraíba e dos moradores da comunidade Poço de Fora. (Com a colaboração de Kátia Gonçalves do Amor Divino/para o Blog)


