A prefeita de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, Catharina Garziera, anunciou na segunda-feira (29) o pagamento do abono extraordinário aos profissionais da Educação Básica, instituído através da Lei 043/2025 de autoria do Poder Executivo, aprovado em sessão extraordinária da Câmara Municipal realizada na véspera de Natal. A gestora fez questão de celebrar a novidade junto com os servidores da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc). Por meio de suas redes sociais, ela reafirmou o compromisso do seu governo com o fortalecimento, a valorização do ensino e a melhoria da qualidade da educação.
“Nós já antecipamos os salários de dezembro, pagamos o 13º e agora criamos essa bonificação que beneficiará todos os servidores da educação. Tanto os professores em exercício do magistério em sala de aula quanto os demais trabalhadores da educação terão direito a essa bonificação. Essa é uma das formas que nossa gestão encontrou para reafirmar o compromisso e o reconhecimento pelos bons resultados conquistados na educação“, celebrou Catharina.
Catharina frisou que resultados positivos, geram reconhecimento: “Tudo isso é fruto do trabalho excepcional de todos vocês. Vamos que vamos, porque em 2026 será ainda melhor“. Os recursos destinados ao pagamento da bonificação são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com a lei, os professores em exercício do magistério receberão o valor de R$ 1.050,00 por mês trabalhado. Já os demais servidores vinculados à Seduc terão direito a R$ 700,00 por mês trabalhado. A legislação estabelece ainda que a bonificação tem caráter extraordinário, não sendo incorporada aos salários nem aos benefícios de aposentadoria dos servidores da educação municipal.



Os estagiários não receberam nem um real, deveriam lembrar dos estagiários também.
Até pq os estagiários estavam do lado dos professores. E teve uma coisa q o pessoal da Seduc prometeu para todos os estagiários, era q agente também Iria receber essa bonificação.
E passamos 11 meses trabalhando que nem um condenado para no final não receber bem um real. Melhore prefeita 😮💨
Os professores que estão afastados por problemas de saúde, muitos até devido a própria profissão, também não receberam. Acho isso um ato discriminatório.