Reviravolta: Justiça do Trabalho suspende posse da chapa vencedora do STTAR

por Carlos Britto // 29 de dezembro de 2025 às 07:06

Foto: Google Maps

A eleição no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Petrolina sofreu uma reviravolta. Em decisão proferida no sábado (27), a Justiça do Trabalho de Petrolina suspendeu imediatamente todos os efeitos do pleito realizado em 25 de novembro deste ano, do qual saiu vencedora a Chapa 1 – da atual presidente Maria Joelma.

A juíza plantonista impediu a posse da Chapa 1, que estava agendada para ocorrer na sexta, e determinou que a atual diretoria permaneça em exercício apenas para atos de gestão ordinária.

A decisão é clara: a diretoria que permanece no comando do sindicato não poderá participar de qualquer ato extraordinário, incluindo convenções coletivas de Trabalho; acordo coletivo; atos que envolvam o patrimônio sindical; e decisões estratégicas para a entidade

A gestão funcionará apenas de forma precária e excepcional, limitada a questões ordinárias e pagamento de folha salarial dos funcionários

A ação judicial, movida por Lucilene Lima (a ‘Leninha’), apontou diversas irregularidades no processo eleitoral, a exemplo de candidatos da Chapa 01 que não cumprem os requisitos mínimos. A Justiça estabeleceu multa diária de R$ 10 mil (limitada a R$ 100 mil) caso o sindicato ou a comissão eleitoral descumpram a decisão e pratiquem atos baseados na eleição suspensa.

Nova eleição

O caso seguirá para análise pelo juízo natural, que decidirá sobre o pedido de nomeação de uma Junta Governativa Provisória e a convocação de nova eleição no prazo de 90 dias. O Ministério Público do Trabalho foi notificado e acompanhará o desenrolar do processo nº 0001141-21.2025.5.06.0411. A decisão será cumprida com urgência máxima, inclusive com possibilidade de auxílio de força policial para garantir o cumprimento da ordem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Na minha opinião era melhor ter feito um terminal descente ali, fizeram um ambiente feio, apertado demais entrei uma única…

  2. Me lembro bem deste terminal. Na frente tinha a cariri tintas que fui até vizinho do dono desta casa de…