Profissionais da enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), administrado pela Ebserh, participaram, no segundo semestre de 2025, de encontros formativos e de integração promovidos pela Unidade de Apoio à Gestão da Enfermagem (UAGEnf).
Cerca de 200 profissionais, entre enfermeiros e técnicas de enfermagem que atuam nos setores de Urgência e Emergência do hospital, estiveram presentes nas atividades. Ao todo, foram realizados quatro encontros, entre os meses de setembro e outubro, em turnos alternados, com o objetivo de alcançar o maior número possível de participantes.
A proposta das reuniões foi estimular a troca de experiências entre as equipes, permitindo que os profissionais conhecessem melhor as rotinas dos diferentes setores e pudessem aprimorar os fluxos de trabalho. Durante os encontros, foram apresentados trabalhos e práticas relacionadas ao cotidiano da enfermagem, fortalecendo o aprendizado coletivo.
Para a enfermeira Tâmara Loiola, a iniciativa representou um espaço importante de valorização profissional. “Sempre foi um desejo promover um momento em que as equipes pudessem estar juntas e sair um pouco da rotina intensa da emergência. Foi um espaço rico para troca de experiências e apresentação de excelentes trabalhos”, destacou.
Entre os temas abordados estiveram a prevenção da flebite, inflamação da veia associada ao uso de acesso venoso, além do aprimoramento no preenchimento de notificações de eventos adversos no sistema Vigihosp, voltado à Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Hospitalares da Ebserh.
A técnica de enfermagem Daiane Ornelas ressaltou o impacto positivo da ação na prática assistencial. “Foi uma atividade educativa muito importante para nossa realidade no setor. A integração da equipe reflete diretamente na melhoria do cuidado com o paciente”, afirmou.
Segundo a chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem, Nêmora Lígia Santana, os encontros fortaleceram o trabalho em equipe e a qualidade da assistência. “Além do caráter educativo, foi um momento de aproximação entre profissionais de diferentes equipes. Já percebemos melhorias na assistência prestada, o que reflete diretamente no cuidado ao paciente, nosso principal objetivo”, concluiu.


