A redução no número de doações de sangue pode comprometer cirurgias, atendimentos de urgência e o tratamento de pacientes que dependem de transfusões regulares em Pernambuco. Diante desse cenário, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) faz um alerta e reforça o pedido de mobilização da população.
Para minimizar os impactos e facilitar o acesso dos doadores, todas as unidades do Hemope no estado, Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri, irão funcionar em horário especial na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro.
A presidente do Hemope, Raquel Santana, destaca a importância da solidariedade neste período. “Mais do que nunca, precisamos do apoio dos doadores para manter os estoques e garantir que nenhum paciente fique sem atendimento”, afirmou.
Quem pode doar sangue
Para realizar a doação, é necessário atender aos seguintes critérios: Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos devem ter iniciado as doações antes dessa idade no Hemope); Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais; Pesar mais de 50 kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; Estar alimentado; Apresentar documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho ou identidade profissional.
O Hemope reforça que doar sangue é um gesto simples, rápido e que pode salvar muitas vidas, especialmente em períodos de feriados prolongados, quando a demanda costuma aumentar.


