Câmara de Petrolina deve realizar concurso público em 2026

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2025 às 10:00

Foto: Nilzete Briito/Ascom CMP

O ano de 2026 será de oportunidade para quem deseja ser servidor efetivo da Câmara de Vereadores de Petrolina. Um Projeto de Lei (PL), de iniciativa da Mesa Diretora, cria 17 cargos para o quadro de servidores estatutários, que serão providos por meio de concurso público.

Os cargos de nível médio compreendem as áreas de Técnico Administrativo e Legislativo, e os de nível superior são formados por diversas áreas como Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Produtor Multimídia, Redator de Atas, Revisor de Texto, Tecnologia da Informação e Procurador. De acordo com o presidente Osório Siqueira, os trâmites para a realização do concurso devem ser iniciados no próximo ano.

Osório, inclusive, também fez um balanço dos trabalhos do Poder Legislativo Municipal neste ano. De fevereiro a dezembro, foram realizadas 67 sessões ordinárias, 42 sessões solenes e 13 audiências públicas. Em relação à produção de matérias de autoria da Casa Plínio Amorim, foram apresentadas 2.334 Indicações, 754 Requerimentos e 235 PLs foram aprovados. De autoria do Poder Executivo, 60 PLs foram aprovados pelo Plenário.

Outro marco importante de 2025 foi o retorno das atividades para a sede da Casa Plínio Amorim. O prédio, reinaugurado em agosto deste ano, passou por obras de modernização e ampliação, com a construção de novas salas, reforma completa do plenário, climatização e instalação de novos equipamentos de som e de transmissão ao vivo. Desde então, a Câmara de Petrolina voltou a realizar as Sessões, reuniões e eventos solenes em sua sede própria, proporcionando maior conforto para a população.

Entre outras proposições, a última sessão ordinária do ano contou com a aprovação de propostas importantes como o Projeto de Resolução nº 005/2025, que cria a Escola do Legislativo Mansueto de Lavor, com o objetivo de promover capacitações para vereadores, servidores e para a população em geral. A iniciativa foi do vereador Gilmar Santos (PT) e recebeu o apoio dos demais pares.

Recesso

As sessões plenárias entraram em recesso e retornam em fevereiro de 2026. Os gabinetes e os setores administrativos da Casa, no entanto, seguem funcionando normalmente, de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Praça Santos Dummont, s/nº, Centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…