TCE-PE entrega Medalha Nilo Coelho ao ex-governador Jarbas Vasconcelos

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2025 às 06:40

Foto: GEJO/TCE-PE divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realizou, nesta segunda-feira (15), solenidade de entrega da Medalha Nilo Coelho, a mais alta condecoração da instituição, ao ex-governador Jarbas Vasconcelos, em reconhecimento à sua trajetória pública e à contribuição para a democracia brasileira e para o desenvolvimento de Pernambuco. A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal e contou com a presença da irmã do ex-governador, Lurdinha, e dos filhos Andrea e Jarbas Vasconcelos Filho, deputado estadual.

A saudação oficial ao agraciado foi feita pelo presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal, como um dos últimos atos de sua gestão à frente da instituição.

Em seu discurso, Pascoal destacou o papel de Jarbas Vasconcelos como uma das principais referências da política brasileira no período da redemocratização. Lembrou sua atuação destacada nas Diretas Já, sua passagem por diversos cargos eletivos — prefeito do Recife, governador do Estado, senador da República, deputado federal e deputado estadual — e sua marca como homem público comprometido com as causas sociais.

O presidente ressaltou ainda que, como governador, Jarbas Vasconcelos implantou políticas públicas estruturantes, com impactos duradouros para Pernambuco, a exemplo da criação do Porto Digital, hoje referência nacional em inovação; da implantação das escolas integrais de ensino médio; da ampliação do aeroporto do Recife, e da duplicação da BR-232, principal eixo rodoviário pernambucano, que ampliou a integração regional.

O presidente também destacou o significado pessoal da homenagem, lembrando que foi indicado ao cargo de conselheiro do TCE-PE em 2005, durante o governo de Jarbas Vasconcelos. “A vida pública é feita de ciclos, e este gesto simboliza gratidão, reconhecimento e memória institucional”, disse. A solenidade contou com a presença do vice-presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos Neves, que também enalteceu o legado de Jarbas Vasconcelos, “uma referência ética e institucional para as novas gerações”, afirmou.

Também fizeram uso da palavra o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre, que destacou a importância da trajetória de Jarbas para o fortalecimento das instituições republicanas; a ex-conselheira Teresa Duere, que, assim como o conselheiro Valdecir Pascoal, foi nomeada durante o governo Jarbas Vasconcelos; e o conselheiro Ranilson Ramos, que ressaltou o papel do ex-governador como gestor público, político e democrata.

Estiveram presentes ainda os conselheiros Marco Loreto e Rodrigo Novaes, o auditor-geral Ricardo Rios, a ex-secretária da Casa Civil do governo Jarbas Vasconcelos, Lúcia Pontes, atualmente diretora do grupo JCPM, e Taciana Heráclio, ex-assessora do homenageado.

Emoção

Visivelmente emocionado, Jarbas Vasconcelos agradeceu a homenagem e destacou a importância das instituições de controle para a democracia e a boa governança pública. A Medalha Nilo Coelho é concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao país, simbolizando o reconhecimento do Tribunal de Contas àqueles que contribuíram para o fortalecimento da democracia, da ética pública e do interesse coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários