Na última sessão antes de passar presidência do TCE-PE, Pascoal avalia gestão

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2025 às 09:30

Foto: GEJO/TCE-PE

O presidente Valdecir Pascoal aproveitou a última sessão do Pleno em 2025 para fazer um balanço da sua gestão (biênio 2024-25), apresentando ações, dados e avanços, além de agradecer ao corpo de servidores e de conselheiros que o ajudaram nestes dois anos. “Ao olhar estes dois anos, percebo que a essência da ação é aprender com o passado, iniciar o novo e lançar sementes. Iniciamos muito. Mas nada disso permaneceria se não houvesse este mundo comum chamado Tribunal de Contas, tecido pela dedicação, muitas vezes anônima e silenciosa, de cada servidor, de cada gerente, de cada conselheiro, de cada mão que segura o tijolo que, a rigor, não leva nome, pois tem a marca do coletivo”, afirmou.

Esta gestão foi mais uma travessia, e a travessia não pertence ao barqueiro, pertence ao rio. Obrigado por serem o rio. A instituição segue, a obra continua e ela continuará sendo maior que cada um de nós”, disse Valdecir Pascoal, que concluiu, emocionado, parafraseando o poema ‘Felicidades’, do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, sendo aplaudido de pé pelos servidores que lotaram o plenário.

O presidente elencou ações como a nova política de governança institucional, o mapeamento da cadeia de valor integrada do TCE-PE, a criação da solução de IA Aurora, o Plenário Virtual, o Fala Gestor, a Escuta Cidadã, a reformulação do portal TomeConta (que completou dez anos), a nova logo do TCE-PE, o investimento na Linguagem Simples, entre outros. Também mencionou os levantamentos inéditos em áreas como segurança pública, festividades, alfabetização, renúncia de receitas, defesa civil, entre outros.

Pascoal lembrou que, no biênio, a atuação preventiva do TCE-PE gerou uma economia da ordem de R$ 2,3 bilhões para os cofres públicos, “principalmente por meio de auditorias em folhas de pagamento e de medidas cautelares, que resultaram na correção de editais de licitação”. “Tenho a sensação de dever cumprido, e a certeza de que o TCE-PE será liderado por mãos competentes e honradas”, concluiu, em referência ao conselheiro Carlos Neves, eleito presidente para o biênio 2026-27.

Pascoal agradeceu aos conselheiros e aos substitutos, membros do Ministério Público de Contas e, em nome dos diretores, a cada servidor da casa.

Homenagens

Um dos maiores nomes do controle externo nacional”. Esta foi a tônica das homenagens que o conselheiro Valdecir Pascoal recebeu dos membros do plenário.

Carlos Neves, que será o próximo presidente do TCE-PE para o biênio 2026-2027, ressaltou a figura inspiradora de Pascoal, destacando que em cada parte do Tribunal há algo da ação dele. “A sociedade pernambucana deveria aplaudir e abraçar, conselheiro Valdecir Pascoal. Existem pessoas que levam as instituições a lugares diferentes, e Vossa Excelência fez isso”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários