A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que, na manhã desta terça-feira (9), foi identificado o furto de um equipamento na unidade de Pau Ferro (Zona Rural de Petrolina), que integra o Sistema Maria Tereza. A ação criminosa deixou o sistema completamente fora de operação.
Por conta da ocorrência, o abastecimento d’água foi suspenso nos municípios de Afrânio, Dormentes e no distrito de Rajada (também Zona Rural de Petrolina), afetando milhares de moradores.
Equipes técnicas da Compesa já estão no local realizando os reparos necessários para restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é de que o serviço seja concluído ainda na noite desta terça. Após a conclusão, o abastecimento será retomado de forma gradativa nas localidades atingidas. A empresa informou ainda que registrou um Boletim de Ocorrência (BO), e o caso seguirá para investigação pelas autoridades competentes.


