Lideranças governamentais, sociedade civil, escolas, comunidades e a gestão municipal de Lagoa Grande, por meio das secretarias de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Assistência Social (SAS), deram a largada para o trabalho intersetorial que buscará garantir à “capital da uva e do vinho do Nordeste” mais uma Certificação do Selo Unicef – Município Aprovado.
O pontapé inicial ocorreu sexta-feira (5), durante o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2025-2028, realizado no Centro de Treinamento e Aprendizagem. O encontro é uma etapa fundamental para o município avançar no processo de Certificação. Promovido pela prefeitura, por meio da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Fórum apresentou os eixos temáticos e compromissos que o município deve cumprir até 2028.
O evento teve abertura conduzida pelos estudantes Ingrid e Joedson, da Escola Municipal Governador Eduardo Campos, em Vermelhos. O protagonismo infanto-juvenil também esteve presente no show de embaixadinhas e na apresentação cultural de capoeira, maculelê e axé.
Para a presidente do CMDCA, Ana Patrícia Freire, o Fórum marca o início do cumprimento dos compromissos firmados. “Estamos dando a largada. Essa é uma das ações do Selo que envolve todo o município, especialmente Educação, Assistência Social e Saúde. A participação e o compromisso nortearão as ações mais uma vez e vamos buscar o Selo”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Eliene Martins, ressaltou que o Selo Unicef é essencial para orientar políticas voltadas à infância e adolescência. “Assumimos esse compromisso ao lado da Saúde e da Educação, o mesmo compromisso da prefeita Catharina Garziera. Com nossa articuladora, professora Neide, conquistamos o Selo na gestão passada e vamos conquistar novamente“, disse. Já a titular de Educação, Joseilde Paulino, destacou que a atuação do Selo vai além da sala de aula. “Este Fórum marca um período de cuidado, escuta e ações responsáveis. Nossas crianças e adolescentes são nosso futuro e toda atenção estará voltada para eles“, registrou. A secretária de Saúde, Ana Araújo e a ex-prefeita Rose Garziera reforçaram a responsabilidade da gestão atual.
Representando a Câmara, o vereador Joaquim da Rocinha acrescentou: “Nossa juventude tem uma prefeita jovem e determinada. Estamos à disposição para apoiar essa caminhada“.
Metas
Mobilizadores da Seduc, Sesau e SAS detalharam metas já alcançadas e outras previstas para serem concluídas antes de junho de 2026, prazo inicial dado dentro dos indicadores exigidos pelo Unicef para o município ir em busca de mais um Selo.
A prefeita Catharina Garziera reafirmou o compromisso municipal com a agenda do Selo Unicef. “Nenhuma menina e nenhum menino ficarão para trás. Quando trabalhamos juntos, os resultados não se somam, eles se multiplicam. Agradeço a todos que nos inspiram diariamente. Que este seja um trabalho produtivo, participativo e transformador para trazer mais uma vez o Selo Unicef a nossa Lagoa Grande“, concluiu a prefeita.


