Pelo décimo terceiro ano, o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, e o vereador Ronaldo Silva reuniram amigos, familiares, correligionários e profissionais da imprensa para sua confraternização de fim de ano. O evento, bastante prestigiado, aconteceu num restaurante da Orla II de Petrolina na noite dessa terça-feira (2).
Quem iniciou o discurso foi Ronaldo Silva, que não poupou elogios ao aliado de longa data, a quem costuma tratar de “amigo irmão”. O vereador enalteceu o trabalho de Guilherme à frente da Abrafrutas, sobretudo neste ano, em que a entidade teve de enfrentar o desafio do ‘tarifaço’ de 50% imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre as frutas exportadas por Petrolina.
Sobre o assunto, Guilherme disse que, apesar do momento difícil, prevaleceu “o bom senso e o diálogo” entre o Governo do Brasil e o dos Estados Unidos.
Em relação à amizade com Ronaldo, ele afirmou que são duas personalidades distintas que se afinam há muito tempo. “É uma amizade em que a gente troca ideias, e posso dizer que estou ao lado de um homem vitorioso. Ronaldo está no quarto mandato, gosta da política, vibra com a política. Ronaldo tem seu estilo de fazer política, e nós todos temos de respeitar. E eu, além de respeitar, admiro”, afirmou.
Petrolina no agro
Guilherme também não escondeu a alegria com um ranking divulgado ontem (2) pela Revista EXAME, colocando Petrolina como a melhor cidade para fazer negócios no agro no país. “É uma notícia muito boa, nós só temos a comemorar. Isso é um trabalho de muitos: da agricultura familiar, do colono, do grande, do médio, do comércio. É um trabalho que faz a gente ficar feliz com essa notícia. Eu costumo dizer que isso aqui é o futuro do mundo. Eu tive a oportunidade de rodar o mundo. Não é qualquer lugar que tem sol o ano todo, que tem água, e a gente tem água. Hoje a gente faz o uso racional da água. Aquela gotinha que fica pingando no pé de uva, de manga de coco, só usa o que a planta precisa. Isso é o moderno, e a gente consegue exportar para todos os lugares”, explanou.
O presidente da Abrafrutas aproveitou para informar que nesta quarta (3) ele estará em São Paulo (SP) participando de um prêmio promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) e a EXAME, que reconhecerá o trabalho de associações no setor. Ele prometeu boas notícias ainda nesta semana.


