Produtores rurais do Maria Tereza reivindicam regularização de concessão do uso da água

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2025 às 16:32

Foto: Arquivo/Blog do Carlos Britto

Por meio de ofício, a Associação de Produtores Rurais da Área 18 do Projeto Maria Tereza, em Petrolina, está reivindicando a intervenção e mediação urgente de uso da água destinada ao consumo humano e animal na comunidade.

Desde 2015, a Área 18 clama por acesso à água para o abastecimento de aproximadamente 25 famílias e suas criações de animais. Porém, até o momento, não houve decisão efetiva do poder público para garantir esse direito fundamental.

Por conta disso, os moradores passaram a utilizar a água de forma irregular para sua própria sobrevivência, o que levou a um clima de tensão na comunidade. O motivo é que o Distrito de Irrigação do Maria Tereza, responsável pela gestão do abastecimento na área, passou a enviar pessoas armadas para impedir o uso da água.

A associação justifica que o distrito administra um sistema público de irrigação que deve se voltar à questão social, garantindo o acesso à água como direito humano essencial. Além disso, quando a terra pertencia a Fernando Antonio Coelho Macedo, o distrito – com anuência da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf – mantinha um contrato de concessão de uso da água para 6 hectares no local denominado P11. O Ofício nº 01/25 foi enviado à Presidência da República, à 3ª SR Codevasf e à Superintendência Regional do Incra, com cópia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários