Eleitorado com biometria coletada aumenta em novembro, diz TRE-PE

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2025 às 14:33

Foto: TRE-PE/divulgação

Pernambuco registrou crescimento no número de eleitoras e eleitores com biometria coletada no mês de novembro. Dados consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Estado contabilizou 63.370 novos cadastros biométricos em relação ao mês de outubro, elevando o percentual de 86,66% para 87,42% do eleitorado, atingindo a média nacional. O número absoluto passou de 6.123.291 para 6.186.661 pessoas com digitais cadastradas.

O avanço está diretamente associado às ações da Campanha ‘Atualize’, iniciada em fevereiro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), com foco nos 28 municípios considerados críticos, onde o índice de coleta era inferior a 50%. No início da mobilização, 25 dos 28 municípios estavam abaixo desse patamar; em novembro, o número caiu para cinco.

Um dos destaques é Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do Estado, que avançou de 38,04% para 50,89% de eleitoras e eleitores com biometria cadastrada.

Novo mutirão

Para ampliar ainda mais o acesso aos serviços eleitorais, o TRE-PE realizará nesta semana – quinta (4), sexta (5) e sábado (6) – o 2º Mutirão de Atendimento para cadastramento biométrico e emissão do primeiro título. A iniciativa repete o formato de sucesso da ação realizada em novembro e busca acelerar a identificação biométrica no Estado.

Os atendimentos serão realizados nas centrais de atendimento ao eleitor, cartórios eleitorais e postos biométricos, das 8h às 16h. Ou seja, o horário será ampliado em duas horas, e haverá abertura das unidades da Justiça Eleitoral no sábado.

A coleta biométrica é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas. Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou eleitor se dá pela digital através do leitor biométrico da urna. Como a digital é única, não haverá dúvida sobre a identificação. Outro fator importante é a agilidade, não havendo necessidade de conferência de documentos e confirmação na folha de votação sobre a identidade do eleitor ou eleitora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários