No próximo dia 10 de dezembro, Petrolina receberá o lançamento do livro “Manual de Engenharia de Irrigação”, de Urbano Lins. O livro, de caráter técnico e formativo, reúne décadas de experiência de Urbano Lins na área de irrigação. A obra percorre desde os primórdios do desenvolvimento dos sistemas irrigados até a consolidação dos perímetros irrigados aqui na região do Vale do São Francisco.
O autor aborda conceitos essenciais de hidráulica aplicada à agricultura, elementos de dimensionamento de projetos e uma síntese robusta dos pilares da engenharia voltada para o uso racional da água.Segundo Lins, o objetivo é oferecer um material acessível, completo e didático para estudantes, profissionais, gestores públicos e demais interessados no setor. O manual funciona como um guia de compreensão e prática, traduzindo para a linguagem técnica e, ao mesmo tempo, pedagógica, a vivência acumulada ao longo de sua trajetória profissional.
Ao escolher Petrolina para o lançamento, Urbano Lins reforça a importância da cidade como referência nacional em irrigação, inovação agrícola e desenvolvimento produtivo. “É uma forma de retribuir o carinho que sempre recebi e homenagear a região onde construí parte significativa da minha história”, destacou o autor.
O evento promete reunir pesquisadores, produtores, engenheiros, estudantes e autoridades do setor, marcando um momento significativo para a engenharia de irrigação e para o Vale do São Francisco.



Grande profissional,grande mestre da irrigação,pessoa de coração ÍMPAR, PARABÉNS pelo livro
Deve repassar coeficientes, fórmulas e detalhes práticos a serem aplicados no dimensionamento.
Onde será o lançamento?
Urbano Lins, não só é um grande profissional da área, mas também um enorme ser humano. Tenho grande orgulho de ter esse camarada na lista de grades amigos. Tenho certeza que seu livro será de grade importância para os que trabalham com irrigação, pois sua competência é indiscutível e o seu conhecimento sem igual.
Grande homem e profissional.
Dr. Urbano também contribui para o sucesso que hoje é o Vale do São Francisco.
Grande mestre da irrigação, homem de muito conhecimento e sabedoria, uma pessoa espetacular.
Parabéns meu amigo!
Grande Profissional. Parabéns.
Seria conveniente divulgar o local onde será realizado o lançamento, bem como onde adquirir o manual.
Excelente profissional!
Um profissional exemplar, você ama o que Faz. Sucesso amigo. Parabéns.
Você sabe quanto isso é muito importante para nós profissionais que lutamos em defesas de uma classe cada vez mais desprestigiada. Forte abraço.
Eng Agrônomo Urbano Lins, parabéns Amigo por ter deixado um legado de Trabalhos e Ensinamentos na área da Irrigação….
Através da Irrigação o Vale do Francisco foi construído exportando alimentos para todo o Mundo…
Urbano contribui diretamente para o Sucesso do Vale do Francisco…
Parabéns Amigo pelo legado….