Dez anos de espera transformaram-se na noite de ontem (20) num grande evento para a população de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco. Assim foi a abertura da edição 2025 da Vinhuvafest, realizada no Parque da Uva e do Vinho, área central da cidade.
A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra, que enalteceu o potencial de Lagoa Grande para se tornar referência econômica nesse segmento no país, gerando renda e milhares de empregos. A solenidade contou também com a presença dos deputados federais Lucas Ramos e Fernando Monteiro Neto, do estadual Jarbas Filho, do secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba, e do secretário municipal de Governo e ex-prefeito Jorge Garziera (um gaúcho que idealizou a festa e acreditou no potencial vitivinícola de Lagoa Grande, há 50 anos).
Anfitriã da Vinhuvafest, a prefeita Catharina Garziera não escondeu sua alegria em retomar o evento uma década depois. Para a gestora, a Vinhuvafest volta em grande estilo e no momento certo, quando o município passou esse período fortalecendo sua principal atividade.
Além das expectativas de movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios diretos e indiretos até domingo (23), a festa movimenta toda uma cadeia produtiva da região, a exemplo da gastronomia e da rede hoteleira. Nesse contexto as atrações musicais também ajudam a moldar o sucesso da Vinhuva. Na abertura, na noite de ontem, o cantor Wesley Safadão agitou os milhares de fãs. Mas ainda passarão pelo Parque da Uva e do Vinho nomes como Simone Mendes, Léo Foguetes, Eduardo Costa, Felipe Amorim, Léo Magalhaes – além de artistas locais e do primeiro EnoJazz Festival.
Proerd
Antes da Vinhuva, Raquel Lyra comandou à tarde, também em Lagoa Grande, a solenidade de formatura de 1.170 estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Patrulheiro Mirim. No ano em que o Proerd completa 25 anos de atuação em Pernambuco, a iniciativa, desenvolvida nas escolas com aulas ministradas por policiais militares capacitados, segue promovendo a cultura de paz e a prevenção ao uso e abuso de drogas. Participaram desta edição alunos de 9 a 12 anos.
Organizado pela 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o evento capacitou crianças e adolescentes que, ao longo do curso, aprenderam sobre disciplina, cidadania, prevenção às drogas e resolução pacífica de conflitos.

Foto: Janaína Pepeu/Secom-PE


