Mais de 150 garimpos ilegais foram destruídos no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, em Sento Sé, no norte da Bahia. A ação ocorreu na quarta-feira (19) e foi coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Especializada da Caatinga.
A operação contou com monitoramento por imagens de satélite e drones para identificar as estruturas instaladas pelos garimpeiros. Além da destruição dos locais, foicaram inutilizadas máquinas e equipamentos para atividade ilegal.
O Parque Nacional do Boqueirão da Onça teve sua área embargada, o que resultará em punições mais rigorosas para quem for flagrado praticando garimpo ilegal no local. O ICMBio informou para o G1 Bahia, que manterá presença constante na região, que passará por processo de recuperação ambiental.
O garimpo na área aumentou a partir de 2017, após a descoberta de ametista em profundidade rasa, atraindo garimpeiros de várias regiões do país para Sento Sé. Segundo o ICMBio, as condições nos garimpos são precárias: trabalhadores não utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs), não possuem contratos formais e manipulam explosivos ilegalmente.


