TCU analisa fiscalizações sobre temas prioritários escolhidos pela população

por Carlos Britto // 21 de novembro de 2025 às 13:31

Foto: Secom TCU/divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou, na sessão de quarta-feira (19), os cinco processos apontados como prioritários pela sociedade em consulta realizada pelo órgão. A votação que selecionou os temas das fiscalizações julgadas foi feita no Portal do Cidadão e recebeu mais de 3.300 votos, além de 407 relatos qualitativos, o que consolidou a iniciativa como marco na estratégia institucional de participação cidadã do Tribunal.

A enquete para seleção foi lançada em 23 de abril e ficou aberta até o dia 30 de junho deste ano. A consulta contemplou 27 problemas distintos, organizados em 15 áreas temáticas. As cinco questões que mais receberam votos foram: obras de saúde paralisadas (256), imóveis públicos ociosos (243), fila do INSS para perícia médica (215), mudanças climáticas (211) e rodovias federais em mau estado (202).

Esta é uma iniciativa inédita, realizada no início deste ano, quando o TCU se abriu para ouvir a população sobre temas que gostariam que fossem fiscalizados. Foram mais de 10 mil acessos para definição dos temas. E hoje chegam ao plenário para prestação de contas ao público que confiou neste Tribunal“, destacou o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, ao abrir a sessão.

A sessão foi acompanhada no plenário por algumas das pessoas que participaram da seleção. “Essas pessoas estão aqui hoje para conhecer os resultados dos trabalhos que participaram e escolheram como prioritários. Agradeço a presença e a confiança de vocês no TCU“, disse o ministro. As informações são do TCU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários