Dois irmãos – de 39 e 49 anos de idade, que transportavam cerca de 465 pássaros silvestres – foram detidos na manhã desta quarta-feira (12) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. As aves eram transportadas em gaiolas apertadas no porta-malas e no interior de um carro, e algumas perderam a vida durante a viagem.
Policiais do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da PRF realizavam uma fiscalização na rodovia, quando abordaram um carro ocupado por dois homens. Ao verificarem o porta-malas e o banco de trás do veículo, eles encontraram 23 gaiolas onde estavam cerca de 300 pássaros da espécie papa-capim, 150 canários-da-terra, dez trinca-ferros e cinco azulões.
De acordo com informações colhidas com os ocupantes do veículo, as aves haviam saído da cidade de Jequié, na Bahia, em direção a Caruaru, também no Agreste pernambucano. As duas cidades têm quase 914 km uma da outra. Os irmãos já haviam sido detidos diversas vezes pela PRF cometendo o mesmo crime ambiental nas cidades baianas de Jeremoabo e Jequié.
A dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) em Arcoverde, no Sertão, e poderá responder por maus-tratos, receptação, associação criminosa e pelo crime ambiental. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) foram acionados para receber as aves e emitir autuações ambientais.


