HDM é selecionado pelo Ministério da Saúde para projeto de reestruturação hospitalar

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2025 às 15:30

Foto: Ascom HDM

O Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa tem o objetivo de aprimorar a qualidade, eficiência e segurança dos serviços prestados à população.

O projeto é conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, e envolve mais de 140 instituições públicas de todo o país. No Dom Malan, o trabalho deve seguir até dezembro de 2026, com encontros periódicos entre as equipes locais e os especialistas da unidade paulista.

A primeira visita técnica ao hospital ocorreu em setembro deste ano. Segundo a enfermeira Graziella Ribeiro Fonseca, integrante do projeto, o Dom Malan foi selecionado para participar do “ciclo longo”, que acontece em três etapas: planejamento, implementação e monitoramento. “Estamos agora na fase de planejamento, que envolve a organização, construção do plano de ação e capacitações presenciais. Também contamos com telemonitoramentos e sessões virtuais de aprendizagem com as equipes do hospital”, explicou Graziella.

De acordo com a diretora de ensino e pesquisa do HDM/Ismep, Angélica Guimarães, a participação no projeto vai contribuir para a padronização de processos e aprimoramento dos protocolos já existentes. “O objetivo é padronizar processos assistenciais ao implantar rotinas e protocolos médicos baseados em boas práticas e portarias do Ministério da Saúde, aprimorando o que já temos e implantando novas medidas”, afirmou.

As capacitações envolvem equipes multiprofissionais, de gestão e assistência, abrangendo setores como internação, Pronto-Socorro Infantil, UTI pediátrica, Farmácia, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Engenharia Clínica. “Todos os nossos diretores, coordenadores e gerentes estão em treinamento. A proposta é que esse processo auxilie na gestão eficiente dos recursos, garantindo o melhor cuidado aos nossos pacientes”, destacou a diretora geral do HDM/Ismep, Daniele Moreno.

Benefícios do Proadi-SUS

Entre os principais benefícios do Programa destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; e, ainda, a gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários