A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) continua colecionado conquistas com seus integrantes. Desta vez quem brilhou foi a jovem Allany Sthefany Santos. Ela foi medalha de ouro, na última segunda-feira (4), no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Santiago (Chile). Competindo na classe T20, destinada a atletas com deficiência intelectual, ela alcançou a marca de 4,87m e garantiu o topo do pódio.
“Fiquei muito feliz com a medalha, porque me dediquei muito para chegar até aqui. É uma sensação incrível ver que todo o esforço valeu a pena. Graças a Deus, consegui representar bem o Brasil e a APA“, comemorou a atleta.
Natural do N-10, na Zona Rural de Petrolina, Allany, de 19 anos, é considerada uma das principais promessas da APA. Em 2022, conquistou ouro no salto em distância e prata nas provas combinadas de 100 e 400 metros no Mundial Escolar, realizado na França. Em 2024, voltou a se destacar nos Jogos Escolares Mundiais, no Bahrein, com ouro nos 400 metros, e também se sagrou campeã brasileira adulta na mesma prova.
A competição no Chile começou no dia 31 de outubro e segue até 9 de novembro. A delegação brasileira reúne 120 atletas com idades entre 14 e 23 anos, representantes de 23 unidades federativas. Allany está entre os quatro pernambucanos que integram a delegação do país.


