Petrolinense de 14 anos é mais uma vez reconhecida pela NASA e conquista novos feitos

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2025 às 20:00

Foto: Divulgação

A estudante Érilly Sophie Bittencourt, de 14 anos, continua a trilhar um caminho de destaque na ciência e na astronomia. Moradora de Petrolina e aluna do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPM), ela voltou a ser reconhecida pela NASA após identificar novos asteroides inéditos neste ano, durante sua participação no programa internacional ‘Caça Asteroides’, promovido pela agência espacial norte-americana em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Essa é a segunda vez que Érilly realiza descobertas desse tipo e recebe o título de Cientista Cidadã da NASA. O reconhecimento foi entregue em Brasília (DF), onde a jovem recebeu medalhas e certificados pelas novas identificações. Mas as conquistas da petrolinense não pararam por aí. Entre mais de um milhão e cinquenta mil estudantes olímpicos de todo o país, Érilly foi selecionada como uma das 12 Sócias Mirins da AEITA — a Associação de Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O título lhe garante um ano de mentoria profissional e pessoal com um engenheiro do ITA, além de uma viagem de nove dias para São José dos Campos (SP).

Durante a viagem, Érilly vai conhecer de perto o ITA, o Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB) e as instalações da Embraer, além de visitar foguetes, sondas, protótipos e réplicas do 14 Bis e até voar em pequenos aviões caça, uma experiência que promete marcar sua trajetória. A jovem, que sonha em ser astronauta, também participou do programa NASA Space Apps Challenge, no qual seu projeto foi finalista global e está sendo avaliado pela equipe da NASA. O resultado final será divulgado em dezembro, e os vencedores terão a oportunidade de visitar a sede da agência espacial norte-americana. Em reconhecimento a todas essas conquistas, a Câmara de Vereadores de Petrolina irá homenageá-la com uma Moção de Aplausos, proposta pelo presidente da Casa, vereador Osório Siqueira.

Em 2023, quando foi reconhecida pela primeira vez como ‘Cientista Cidadã’ da NASA, Érilly já havia chamado atenção ao identificar asteroides inéditos e somava 34 prêmios em olimpíadas científicas. Agora, com novas descobertas e o reconhecimento de instituições de prestígio como o ITA e a NASA, a jovem petrolinense segue firme em direção às estrelas, literalmente.

Petrolinense de 14 anos é mais uma vez reconhecida pela NASA e conquista novos feitos

  1. Otavio disse:

    Que DEUS a ajude na sua caminhada. A Câmara de Vereadores deveria lhe proporcionar algo que desenvolvesse mais o seu conhecimento e não simplesmente aplausos. ESSA jovem é algo fora da curva, merece apoio das autoridades locais.

  2. Maria Cristina Bustamante disse:

    Parabéns, Érilly! Nissas realizações começam com sonhos, os sonhos se realizam com dedicação e esforço, e o resultado sempre é o sucesso! O mundo está a seu alcance! E as estrelas, também! Continue brilhando!

  3. Marco Antonio vieira disse:

    Parabéns minha jovem. Eu também gosto muito disso tudo que envolve o nosso universo cheio de planetas e galaxias e outros objetos que circulam por essas dimensões infinitas.
    Continue firme e focada para que um dia vc represente nosso Brasil lá de cima onde vc quer chegar no seu sonho. 🙌👋👋

  4. AMERICO BIANCALANA NETO disse:

    Parabéns Erilly! Espero que consiga perseguir a ciencia dentro do nosso Brasil!

  5. Aline Hevelin disse:

    DEUS te abençoe cada vez mais e que reconheçam o seu talento.

  6. Marcos Prado disse:

    Que incrível!! Uma grande gênia, sem dúvidas!! Muito sucesso pra ela!!

  7. Nilson Anhelli disse:

    Parabéns à Erilly pelo alto desempenho.. Você é um orgulho para o Brasil… Entrevejo um futuro brilhante pra você…. Deus a abençoe e ilumine para novos e inusitados projetos… 👋👋👋

  8. ALEXANDRE LOPES DE MELLO disse:

    Não quero desmerecer ninguém mas depois da astronauta de Taubaté, que na verdade, é mineira, eu fico em dúvida com essas notícias, desculpem a sinceridade.

  9. Tem muitas mentes brilhantes com um ” QI” muito elevado e geralmente e atualmente não tem políticas públicas para descobrimento de Tais gênios. Se a educação for levado a sério por figuras políticas desse Brasil é questão de tempo pra descobrir super dotados no fator ” consciência inteligente. A escola Militar é um exemplo de educação séria. Alunos com bom comportamento,disciplina, respeito e bem orientado para os desafios do futuro.

  10. Lorivaldo disse:

    Mais uma prova da importância dos colégios militares.

  11. Cezar disse:

    Tem que achar é emprego pra os desempregado de Petrolina que se acabam de trabalhar nessas fazendas de uvas e manga no meio do sol

  12. Camil disse:

    Essa foto foi desse ano ou do ano passado? Pois ela foi chamada juntamente com a equipe de PE e não subiu ao palco. Poderia esclarecer, por favor? Estavam lá 4 crianças de PE ( Recife) e ela não estava conosco quando PE foi chamado.

  13. Érilly disse:

    Este mês tive a oportunidade de conhecer o projeto Decolar, através da secretária de educação de São José dos Campos, em São Paulo, e fiquei encantada com como a cidade acolhe os alunos com altas habilidades e talentos fornecendo uma expectativa de evolução potencial, fazendo um imenso diferencial na vida deles. Gostaria de que aqui fosse implantado algo semelhante. Muitos talentos vem sendo desperdiçados em nossa cidade. O Brasil é altamente subnotificado em relação à AH-SD, e perde muito com isso. Espero que um dia eu possa contribuir para mudar essa realidade.
    Agradeço ao Blog pela reportagem e aos comentários de apoio <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários