PE reabre inscrições para o CPU com cotas raciais

por Carlos Britto // 30 de outubro de 2025 às 16:00

Fotoarte: reprodução

O Governo de Pernambuco reabriu, nesta quinta-feira (30), as inscrições para o Concurso Público Unificado (CPU), após suspender o edital anterior devido à ausência de cotas raciais. A retomada ocorre depois da sanção de uma lei que determina a reserva de 30% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. O certame oferece 460 vagas em diversos cargos da gestão pública estadual, com salários de até R$ 11,3 mil. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 28 de novembro, e as provas foram adiadas para janeiro de 2026.

De acordo com o novo edital, serão reservadas 25% das vagas para candidatos pretos e pardos, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Os candidatos que já haviam feito sua inscrição no CPU não precisarão realizar novamente, pois suas participações estão garantidas.

As provas objetivas e discursivas acontecem em duas datas: 18 de janeiro de 2026 (candidatos de nível superior com formação específica) e 25 de janeiro de 2026 (candidatos de nível médio e nível superior em qualquer área). O concurso foi reaberto porque o primeiro edital, publicado em 9 de outubro, havia sido criticado por não incluir cotas raciais, apenas reserva de vagas para pessoas com deficiência. Entidades como a OAB-PE, parlamentares e instituições da sociedade civil apontaram que o edital feria o Estatuto da Igualdade Racial de Pernambuco, sancionado em 2023 pela governadora Raquel Lyra (PSD).

No dia seguinte às críticas, o governo suspendeu as inscrições e encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei assegurando cotas raciais em concursos e seleções públicas estaduais. O texto foi aprovado em 15 de outubro, unificando propostas dos deputados Dani Portela (PSOL), João Paulo Costa (PCdoB) e Rosa Amorim (PT). O novo edital do CPU está disponível no site oficial do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…