Não se fala em outra coisa em Sento Sé, Norte da Bahia, senão do estranho objeto que cruzou os céus da cidade e de ao menos outras cinco do Interior do Estado, na noite de segunda-feira (27). Em Sento Sé, o fenômeno foi registrado na localidade de Volta da Serra, zona rural, por volta das 19h. Nas redes sociais, vídeos mostram o momento em que um rastro luminoso rasga os céus, surpreendendo os moradores. Apesar das especulações e brincadeiras sobre o “fim do mundo”, o fenômeno foi identificado como lixo espacial chinês, segundo o membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e divulgador científico Alexsandro Mota.
“A órbita da Terra é cheia de detrito espacial, o chamado lixo espacial. Eles normalmente não são controláveis e, na noite de ontem, um deles veio a descer orbitalmente bem acima do nosso país”, explicou o especialista. O clarão seria o corpo de um foguete chinês lançado em 29 de junho de 2024, que reentrou na atmosfera e se desintegrou completamente durante a passagem.
Moradores de Sento Sé ficaram assustados com a intensidade da luz. Ainda segundo Mota, o fenômeno pôde ser observado também em outros estados do Nordeste, como Sergipe, e não representou qualquer risco à população.
O especialista reforçou que esse tipo de ocorrência é comum e tende a se repetir com o aumento de lançamentos espaciais no mundo. “Esses eventos impressionam pela beleza, mas são inofensivos. O material se desintegra totalmente antes de atingir o solo”, concluiu o especialista. As informações são do Portal Sento Sé Notícias.


