O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar das tarifas impostas às exportações brasileiras. Durante a conversa, descrita por Lula como “franca e construtiva“, os líderes discutiram caminhos para a suspensão das medidas e reforçaram o compromisso de aprofundar o diálogo econômico entre os dois países.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras“, afirmou o presidente Lula, nas redes sociais.
Segundo o governo brasileiro, a imposição das tarifas ao país carece de base técnica e desconsidera o fato de que os Estados Unidos mantêm superávit na balança comercial em relação ao Brasil. No encontro com Trump, Lula renovou o pedido brasileiro de suspensão das tarifas, propondo um período de negociação.
“O presidente Lula começou dizendo que não havia assunto proibido e renovou o pedido de suspensão das tarifas impostas à exportação brasileira durante um período de negociação, da mesma forma a aplicação da lei Magnitsky a algumas autoridades brasileiras, e disse que estava pronto a conversar“, relatou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva, e nós esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil“.
Segundo o ministro, os dois presidentes tiveram uma conversa “muito descontraída e muito alegre“, que foi aberta à imprensa por alguns minutos. O presidente Trump expressou “admiração pelo perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, perseguido no Brasil, provado sua inocência e vitoriosamente conquistado o terceiro mandato à frente da presidência da República“.
Durante o diálogo, Trump afirmou admirar o Brasil, e concordou com a necessidade de um processo de revisão tarifária. “A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva, e nós esperamos em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que trate de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil“, afirmou o chanceler.
Negociações
As negociações deverão prosseguir, ainda hoje, em Kuala Lumpur, entre ministros brasileiros e suas contrapartes dos Estados Unidos. O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa, também destacou o caráter franco do diálogo. “O diálogo foi franco, o presidente Lula deixou claro que a motivação utilizada pelos Estados Unidos para impor a elevação de tarifas para o restante do mundo não se aplica ao Brasil por conta do superávit da balança comercial para os Estados Unidos”, afirmou.
Rosa ressaltou ainda o papel estratégico do Brasil na região: “O Brasil tem um papel muito importante na América do Sul, por isso também nos colocamos à disposição para colaborar com os Estados Unidos nos outros temas que possam ser pertinentes“.
Lei Magnitsky
Durante o encontro, Lula também citou a Lei Magnitsky, utilizada pelos Estados Unidos para impor sanções a autoridades estrangeiras. Segundo o presidente, a aplicação da lei em relação a ministros do Supremo Tribunal Federal brasileiro é “injusta“, uma vez que “respeitou-se o devido processo legal e não houve nenhuma perseguição“. A reunião contou também com a presença do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio; do secretário do Tesouro, Scott Bessent; e do representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer. As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.



O que irrita desse ex presidiário presidente e sua facção petista, é que eles ficam mentindo na imprensa suja, gastam uma fortuna (dinheiro nosso), com propagandas do governo na TV aberta mentindo, no horário nobre pra divulgar inverdades, hipocrisias fora da realidade dos fatos. Tentando manipular a opinião pública, como fazem na Globo lixo. Vamos pra frente, TRUMP não apoia nem nunca vai apoiar ele, com essa ligação com ditadores COMUNISTAS. Trump tem as chaves dos cofres mundiais, o poder do “gatilho bélico, botão do fim do mundo”, não adianta ele tentar AFRONTAR Trump e, ficar ciscando feito rato de longe. Após a segunda guerra EUA apoiaram, se uniram ao Japão, (financeiro e tecnologia), como Alemanha democrática, (Oriental COMUNISTA), hoje são potências democráticas a nível dos EUA. Japão trabalhou forte, até ultrapassou em tecnologia, Ele não vai mudar a opinião de Trump e Marco Rubio, apoiando comunistas, perseguindo opositores, torturando inocentes via (STF) e, acusando e prendendo inocentes. Só no Brasil ele consegue alienar e doutrinar, alguns acéfalos. Estamos indo rumo ao fundo do poço.
ISTO É IMPORTANTÍSSIMO PARA OS DOIS PAÍSES.
A gadaiada vai infartar…kkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkk,o ex presidiário só foi para defender o amigo rato 🐀 🐀 🐀 🐀 🐀 🐀 Maduro, ainda tem ex político que diz que é importantíssimo para os dois países, é tá ultrapassado mesmo.
A cloroquina deixou a gadaiada tds loucos.kkk. Brasil agora tem um presidente que viaja pra trazer investimentos pra o nosso país. Bem diferente do bozo que nas viagens dele era pra levar cocaína e trazer joias.
Bolsonaristas radicais estão louvando uma pergunta feita por jornalista a Trump sobre o Bozo, numa forma de disfarçar a ira de ver o Lula se ajeitando com o Estudinense.
Situação dos bolsonaristas estão ficando feia, já que até a esperança do bananinha está indo água abaixo.