Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Associação de Diabéticos e Familiares de Petrolina (ADIFAPE) promoverá, durante todo o mês, uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e os riscos do mau gerenciamento do diabetes.
A programação começa no dia 8 de novembro, com a Feira Diet, das 8h às 12h, na Praça do Bambuzinho, em parceria com a Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE). No dia 14 será realizado o ‘Dia D’ Feira de Serviços, no Hospital Municipal de Petrolina, das 8h às 13h, com o tema “Prevenção Não é Opção, é Decisão”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Para encerrar as atividades, durante a terceira semana de novembro, a ADIFAPE realizará panfletagem em três unidades de saúde, na Casa de Idosos Cantinho do Aconchego e no Parque do Povo, abordando o tema “Missão da ADIFAPE e os 7 Comportamentos do Autocuidado”.
Além disso, a associação lançou a campanha “Lipodistrofia: o corpo que reclama”, em parceria com o Vozes do Advocacy, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, os impactos de um tratamento inadequado e o preconceito enfrentado por quem tem a doença. A condição impede que o organismo mantenha o tecido adiposo subcutâneo, podendo levar ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, esteatose hepática, complicações renais, cardiomiopatia, hipertensão, pancreatite e depressão. O minidocumentário da campanha está disponível nas redes sociais da ADIFAPE e no site campanhalipodistrofia.com.br. A iniciativa conta com apoio de empresas e organizações parceiras como Chiesi, Roche, Dassette, Servier, Libbs, NovoNordisk, Boston Scientific, Vantive e Alliance Pharma.
Sobre o Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como resposta ao aumento do interesse sobre a doença. Celebrada em 14 de novembro, a data homenageia o cientista canadense Frederick Banting, responsável, junto a Charles Best, pela descoberta da insulina em 1921. Dois anos depois, Banting recebeu o Prêmio Nobel de Medicina.
O símbolo da campanha é um círculo azul, representando união global. Durante o dia, monumentos e prédios importantes ao redor do mundo são iluminados na cor azul, e é estimulada a utilização de roupas na mesma cor.


