Em Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou na manhã de ontem (22) a Operação ‘Sertão de Ferro’, sob a coordenação do delegado titular Marcelo Augusto de Medeiros Guimarães e supervisão do delegado seccional Lamartine Salvador Fontes Filho. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão expedidos em decorrência de investigações conduzidas pela 210ª Circunscrição Policial de Santa Maria, voltadas à repressão de crimes graves contra a vida e à dignidade sexual.
As investigações tiveram início a partir do homicídio ocorrido em 17 de agosto deste ano, no Assentamento Vitória, Zona Rural da cidade. Na ocasião, a vítima foi brutalmente assassinada a facadas enquanto dormia em sua rede. Seu corpo foi ocultado próximo ao local do crime.
Após intenso trabalho investigativo, a equipe da PCPE conseguiu qualificar e identificar os três autores, representando pela prisão preventiva de todos, posteriormente decretadas pela Justiça. Durante a operação, os três investigados foram localizados e presos, resultando em 100% de êxito nas diligências.
Foragido
Paralelamente a essa investigação, os policiais civis também localizaram um foragido da Justiça, residente no Assentamento Safra, também na zona rural. O homem era condenado definitivamente a 10 anos de prisão pelo crime de estupro, com mandado expedido pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Após representação pela busca e apreensão na residência de um parente, o foragido foi preso durante a ‘Sertão de Ferro’.
Nas diligências, as equipes ainda efetuaram a prisão em flagrante de um indivíduo por posse ilegal de arma de fogo, reforçando o compromisso da PCPE na repressão qualificada à criminalidade violenta.
De acordo com o delegado Marcelo Augusto Guimarães, “os resultados da Operação Sertão de Ferro demonstram a força e a eficiência da Polícia Civil no Sertão do São Francisco, fruto de investigações minuciosas, integração entre equipes e rigoroso cumprimento das determinações judiciais”. A operação integra as diretrizes estratégicas da PCPE e do Programa ‘Juntos pela Segurança’, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em garantir a efetividade da Justiça e a paz social no Sertão pernambucano.


