Pernambuco registra primeiro “Dia Zero” de homicídios em 12 anos

por Carlos Britto // 17 de outubro de 2025 às 07:40

Foto: Carlos Medeiros/SDS-PE

Pernambuco alcançou um marco histórico na segurança pública: no último dia 15 de outubro, nenhum homicídio foi registrado em todo o estado durante um período de 24 horas. É a primeira vez desde 29 de abril de 2013, ainda na gestão de Eduardo Campos, que o território pernambucano passa um dia inteiro sem registrar Mortes Violentas Intencionais (MVI), segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS).

O chamado “Dia Zero” é apontado pelo governo estadual como um reflexo dos resultados do Programa Juntos pela Segurança, que tem como foco a redução dos índices de criminalidade por meio da integração das polícias, ampliação do policiamento e investimentos em infraestrutura e pessoal.

Além do marco do dia 15, 15 municípios de Pernambuco seguem sem registrar homicídios em 2025, a maioria deles localizada no Sertão: Afrânio, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Fernando de Noronha, Granito, Ingazeira, Itacuruba, Lagoa do Ouro, Manari, Quixaba, Salgadinho, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

De acordo com a SDS, o resultado é consequência de ações estratégicas, como o reforço do policiamento ostensivo e preventivo, a incorporação de 2.299 novos policiais e 280 bombeiros militares, além de investimentos em equipamentos e infraestrutura.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança. “Essa é uma conquista muito importante não apenas para a segurança pública, mas para toda a população. Os resultados positivos demonstram que estamos no caminho certo, seguindo firmes no enfrentamento à violência e, sobretudo, na preservação de vidas”, afirmou.

A SDS reforçou que o monitoramento e a análise diária dos dados de criminalidade seguem sendo realizados, com o objetivo de garantir a redução sustentável dos homicídios em todas as regiões do estado. (Fonte: Jornal do Commercio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários