Nesta sexta-feira (17), o Hospital Universitário (HU)-Univasf, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realizará uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, no auditório da unidade, em Petrolina. A atividade integra as ações do ”Outubro Rosa’ promovidas ao longo do mês pelo hospital, por meio do Comitê de Humanização.
Criada nos anos 1990, a campanha Outubro Rosa tem alcance internacional e busca mobilizar a sociedade em torno da saúde da mulher, estimulando o autocuidado, o acesso à informação e a importância do diagnóstico precoce. Além da palestra voltada a colaboradores, pacientes e acompanhantes, a Policlínica do HU-Univasf também está exibindo materiais informativos para usuários durante consultas e procedimentos.
Prevenção e sinais de alerta
O câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e permite tratamentos menos agressivos. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece exames clínicos das mamas em todas as idades e mamografias de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. A partir de 2025, mulheres de 40 a 49 anos também poderão realizar o exame mediante indicação médica.
Entre os sinais de alerta estão o surgimento de nódulo endurecido, geralmente indolor, além de alterações na pele da mama, mudanças no mamilo, secreção espontânea ou modificação no formato da mama.
O câncer do colo do útero, por sua vez, tem evolução lenta e pode não apresentar sintomas nas fases iniciais. Em estágios avançados, podem ocorrer sangramentos fora do período menstrual, corrimento vaginal incomum ou dor pélvica persistente. O exame Papanicolau, disponível na rede pública, é o principal método de rastreamento.
Além dos exames, hábitos saudáveis como praticar atividade física, evitar o consumo de álcool, não fumar, manter o peso adequado e amamentar quando possível, ajudam a reduzir o risco de desenvolver a doença.


