O Núcleo de Enfrentamento ao Racismo (NER) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na última semana, mais uma edição do projeto ‘MP nas Comunidades Tradicionais’. Juntamente com a Promotoria de Justiça de Carnaíba (Sertão do Pajeú), foram realizadas visitas às comunidades quilombolas de Abelhas, Brejo de Dentro, Gameleira e Travessão do Caroá. O objetivo foi conhecer as carências das localidades e ouvir os pleitos dos moradores.
As visitas atenderam uma solicitação da Promotoria de Justiça de Carnaíba. “Visitamos as comunidades e ouvimos os seus representantes para entender os principais problemas e a forma como o MPPE pode atuar para garantir a verdadeira igualdade étnico-racial“, disse o coordenador do NER, promotor Higor Alexandre Alves de Araújo.
Os principais problemas informados pelas comunidades são nas áreas da saúde, como falta de postos de atendimento, dificuldades para o agendamento de consultas e a distância das unidades de saúde da família (USF); e educação, especialmente com relação ao fechamento e diminuição de escolas quilombolas. De acordo com o promotor de Carnaíba, João Mateus Matos Oliveira, o MPPE, por intermédio da Promotoria de Justiça local, irá instaurar o procedimento próprio e articular junto às secretarias municipais de Saúde e Educação para que sejam adequadas à prestação dos serviços às demandas especiais das comunidades.


