Rede municipal de ensino inicia processo de renovação de matrículas para 2026

por Carlos Britto // 04 de outubro de 2025 às 10:12

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SEDUCE

A rede municipal de ensino de Petrolina iniciará na próxima segunda-feira (6) o processo de renovação de matrículas para o ano letivo de 2026. Esta etapa seguirá até o dia 24 de outubro e é destinada, exclusivamente, aos estudantes que já estão regularmente matriculados na rede durante o ano de 2025, e que desejam permanecer nela e cuja unidade escolar possua a oferta do ano seguinte de escolaridade.

No caso dos estudantes do 9º ano ou daqueles em unidades que não oferecem a continuidade da etapa seguinte, será necessário seguir outros processos, como o de continuidade de estudos ou a recepção pela rede estadual.

 O procedimento poderá ser feito de forma online, por meio do site oficial da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), no endereço educacao.petrolina.pe.gov.br ou através do portal edu.petrolina.g12.br.  Além da praticidade, a renovação virtual garante maior agilidade no processo e segurança para as famílias.

Para aqueles com dificuldades em realizar a renovação online, todas as escolas da rede funcionarão como pontos de apoio. Os pais ou responsáveis poderão fazer a renovação diretamente na unidade em que o estudante já está matriculado. Mesmo nos casos em que a família deseja transferir o estudante para outra unidade da rede municipal, é necessário primeiro renovar a matrícula na escola atual e, em dezembro, solicitar a transferência por interesse próprio.

Prazo

De acordo com o cronograma definido pela secretaria, após a etapa de renovação, terão início os demais procedimentos relacionados à efetivação de matrículas e novas vagas, como o cadastro de estudantes novatos, transferências e chamadas complementares, que serão realizados a partir de outubro e seguirão até o início do próximo ano letivo. A Secretaria reforça a importância de os pais ou responsáveis realizarem a renovação dentro do prazo estabelecido, assegurando a continuidade da vaga e evitando transtornos futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários