A trágica morte do garoto Dheferson Gustavo Dias, de apenas 10 anos – vítima de choque elétrico ao tentar pegar uma pipa que ficou presa ao poste, na comunidade rural de Mandacaru, em Juazeiro, no último dia 9 de agosto – chocou a população. Mas acidentes desse tipo são mais corriqueiros nessa região do que se possa imaginar.
Diante desse cenário desafiador, a Coelba Neoenergia vem se mobilizando para tentar reverter as estatísticas. Entre as medidas, destaca-se uma campanha de conscientização por meio da mídia. À frente da iniciativa em Juazeiro está o supervisor de Operações da Coelba Neoenergia, Diego Coura Santos.
Ao Blog, ele frisou que a prática de soltura de pipas é saudável, mas deve seguir algumas dicas de segurança. “A primeira dica é: se for soltar pipa, que solte longe da rede elétrica. Procure um parque, uma praça, uma área de campo. Se estiver numa praia, que seja longe da rede”, alertou. Diego deixou claro que a retirada dessa pipa deve ser feita exclusivamente pela equipe técnica da Coelba, que pode ser acionada pelos seguintes contatos: 116 (telefone), (71) 3370-6350 (WhatsApp), o site www.neoenergia.com e o aplicativo em todas as plataformas.
O gestor da Neonergia também fez um apelo para que se evite utilizar cerol na linha da pipa, já que esse produto aumenta ainda mais os riscos. No caso dos menores de idade, o ideal é que o pai ou responsável esteja presente, porque um adulto tem como passar melhores orientações.
Números
Diego revelou que até maio deste ano a média, em todo Estado, era de 35 ocorrências relacionadas a pipas. Mas entre os meses de junho e julho, quando aumenta a incidência de ventos na região, coincidindo também com o período de férias dos estudantes, esse número saltou para 375 ocorrências. Por esta razão, ele reforçou o fato de investir em campanhas educativas, até porque as pessoas, em sua grande maioria, desconhecem o perigo da rede elétrica.
Investimento recorde
O representante da Neoenergia enfatizou o plano de investimento recorde da empresa na Bahia. Do ano passado até o final de 2027, serão 13 bilhões – sendo R$1,3 bilhão na região do Vale do São Francisco. Desse montante fez parte a entrega recente da Subestação Nova Tourão, localizada nas proximidades da Agrovale, num total de R$ 16 milhões. O moderno equipamento traz, como destaque, o restabelecimento automático de energia em menos de um minuto, sem precisar de nenhuma ação humana.
Segundo Diego, os esforços da Coelba miram também as ligações clandestinas na região, que são combatidas diuturnamente. “Temos parcerias com órgãos públicos para atuar nessa situação. Além disso, temos travas sistêmicas para não ligar locais onde não haja regularização de imóveis junto ao município. Nossas equipes estão a todo momento nas ruas, fiscalizando as unidades para que a gente não tenha nenhum tipo de ligação clandestina. Mas todos os casos que a gente identifica, automaticamente a gente autua e, quando necessário, a gente pede reforço policial para nos ajudar”, pontuou.


