O legado do ex-governador de Pernambuco Nilo Coelho, que administrou o estado entre 1967 e 1971, foi o foco central do lançamento do livro “Os Leões do Norte”, do jornalista Magno Martins. O evento, realizado na noite de quinta-feira (2) em Petrolina, cidade natal de Nilo, serviu como uma significativa homenagem à sua trajetória política e ao impacto de sua gestão, especialmente no desenvolvimento do Sertão.
O lançamento aconteceu no auditório da Fundação Nilo Coelho e reuniu a família Coelho e diversas figuras proeminentes da política local e regional, em um ato repleto de emoção e reverência.
O ex-senador Fernando Bezerra Coelho fez uma fala empolgada contando detalhes da vida de Nilo, ressaltando o legado deixado pelo político.
Família e lideranças presentes
Um dos momentos de maior destaque foi a presença e o pronunciamento do ex-prefeito de Petrolina e irmão de Nilo Coelho, Augusto Coelho. Ele fez questão de participar do evento para ressaltar o legado político e o papel transformador que seu irmão desempenhou para Pernambuco.
A solenidade contou com a presença de importantes nomes do cenário político atual, incluindo o prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), e o vice-prefeito Ricardo Coelho (UB). Também prestigiaram o evento o neto do ex-governador Paulo Guerra, Henrique Guerra; e os vereadores Ronaldo Cancão (Republicanos), Manoel da Acosap (UB) e Rosarinha Coelho (UB).
O lançamento teve ainda a presença de alunos da Escola de Música Dr. Geraldo Coelho e da Orquestra Novos Talentos, que também homenagearam a memória do político petrolinense. O livro de Magno Martins solidifica o registro histórico da influência de Nilo Coelho na política pernambucana e na história do desenvolvimento sertanejo.


