O município de Petrolina deverá passar a dispor de serviço de ambulância, com equipe médica, em shows e eventos públicos ou privados. A proposta foi apresentada na sessão plenária de ontem (2) pela vereadora governista Maria Elena (UB).
Em seu discurso na Casa Plínio Amorim, Maria Elena justificou que em vários eventos desse tipo, públicos ou particulares, incidentes podem ocorrer, e uma assistência adequada é crucial para salvar vidas. A vereadora citou, como exemplo, o caso de uma jovem que se excedeu com bebidas alcóolicas durante uma festa em um grande clube da cidade, e acabou sofrendo um ataque cardíaco.
“Ela chegou ao Memorial e os médicos disseram que, se não tivesse havido a locomoção rápida e eficiente, essa jovem teria ido a óbito”, afirmou. Elena destacou que a prefeitura também precisa dispor do serviço em grandes eventos como Carnaval e São João, porque o Samu precisa estar disponível para toda a população, sobretudo nas comunidades periféricas.
Um dos artigos do Projeto de Lei 055/25, de autoria da vereadora, determina aos organizadores dos eventos disponibilizarem a ambulância e equipe médica meia hora antes e meia hora depois do evento, posicionando-se em local estratégico para facilitar o acesso e locomoção. Aqueles que descumprirem a determinação, estão sujeitos a uma multa de R$ 3 mil, que poderá ser atualizada anulamente. O projeto foi aprovado por 16 votos a favor e, agora, seguirá para sanção do prefeito Simão Durando.


