Como presidente do Comitê Técnico de PPPs e Concessões do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Ranilson Ramos foi o mediador de dois painéis no 7º Encontro Técnico de Fiscalização em Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), promovido pelo IRB, em parceria com o TCE-BA e o TCM-BA.
Os debates trataram dos temas ‘Consensualismo em PPPs/Concessões’ e ‘Reequilíbrio em contratos de PPPs/Concessões’, e aconteceram no último dia 29 de setembro, em Salvador.
O conselheiro destacou a importância do tema e o papel do Instituto Rui Barbosa nas discussões. “Agradeço aos tribunais de contas da Bahia pela organização deste evento, que permite compartilhar experiências e debater um assunto tão relevante”, afirmou. “A parceria público-privada é um tema que aponta para o futuro da gestão pública, demandando muito aprofundamento nas normas vigentes“, completou.
O TCE-PE também foi representado pelos auditores Fernando Bezerra Galvão e Adolfo Sá. Galvão apresentou a palestra ‘A estrutura a termo do Custo de Capital: uma abordagem dinâmica do WACC para a avaliação de projetos de concessão’, enquanto Adolfo participou do encerramento, trazendo as considerações finais. O WACC (Weighted Average Cost of Capital), ou custo médio ponderado do capital, mede o custo de captação de uma empresa e ajuda a avaliar se um investimento tem potencial de retorno positivo. As informações são da Gerência de Jornalismo (GEJO).


