Em reunião com a governadora Raquel Lyra na manhã de terça-feira (30/09), o atual gestor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre, apresentou as prioridades de sua gestão para a região. Além disso, ele abordou com Raquel parcerias para a atração de investimentos a Pernambuco. Um dos assuntos discutidos foi a construção do ramal pernambucano da Transnordestina, ligando Salgueiro ao Porto de Suape.
“Foi uma conversa muito importante, um diálogo para desenvolver projetos de interesse dos governos federal e estadual a serem implantados em Pernambuco”, afirmou Francisco Alexandre. Na pauta, estiveram o resultado da Chamada Nordeste e o volume de recursos do FNE 2026 para o Estado – uma das principais fontes de financiamento para empreendimentos na região.
Outro tema abordado na reunião foi o trabalho, em andamento na Sudene, de atualização da carteira de projetos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Em alinhamento com os Estados, os projetos serão apresentados a investidores nacionais e internacionais ainda neste semestre.
Também participaram do encontro, no Palácio do Campo das Princesas, os deputados Doriel Barros e João Paulo, os secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Fabrício Marques (Planejamento e Gestão) e João Sales (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais). Da Sudene, esteve presente José Farias, coordenador-geral de Estudos e Pesquisa.


