Petrolina deverá adotar campanha de conscientização sobre jogos de azar

por Carlos Britto // 01 de outubro de 2025 às 17:33

Foto: Nilzete Britto/Ascom CMP

Petrolina deverá instituir uma campanha municipal de conscientização sobre os perigos dos jogos de azar. A proposta faz parte do Projeto de Lei nº 046/2025, de autoria da vereadora Cláudia Ferreira (DC) e subscrito pelo seu colega Diogo Hoffmann (UB), que foi aprovado por 17 votos na sessão plenária de ontem (30/09) na Casa Plínio Amorim.

O projeto prevê diversas ações, como palestras com especialistas em saúde mental, orientações psicológicas e sociais, distribuição de materiais informativos em escolas, praças e redes sociais, além da divulgação de canais de apoio e acolhimento para dependentes. A proposta sugere que a campanha integre o calendário oficial de eventos do município, com realização anual no mês de abril.

As ações poderão ser coordenadas pelas secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além de envolver instituições de ensino e organizações da sociedade civil. O texto do projeto define “jogo de azar” como qualquer atividade que envolva aposta em dinheiro ou bens, cuja sorte ou acaso predomine sobre a habilidade do jogador, incluindo jogos eletrônicos, apostas virtuais, bingos e similares. O texto também caracteriza o “jogador patológico” como a pessoa que apresenta comportamento compulsivo em relação a esses jogos, com prejuízos à sua saúde e vida familiar, social e financeira.

Na justificativa, a vereadora Cláudia Ferreira destaca que os jogos de aposta, cada vez mais acessíveis por meio de plataformas digitais, representam uma ameaça silenciosa à saúde mental e à estabilidade financeira das pessoas. A autora pontuou ainda que o vício em jogos é reconhecido como um transtorno psicológico que pode levar a consequências graves, como endividamento, isolamento social, ansiedade, depressão e até mesmo suicídio. Cláudia e Diogo Hoffmann citaram, inclusive, exemplos dentro de suas próprias famílias.

Sanção

Durante a votação, os vereadores enfatizaram a importância de abordar o tema e deram depoimentos a respeito de pessoas afetadas pelo problema. “Eu ouvi sobre jovens que gastaram o dinheiro de programas do governo federal com jogo do tigrinho. Saber que nós vamos ter em Petrolina uma política de conscientização, feita com responsabilidade, com atuação firme por parte do poder público, é um grande alento“, declarou Hoffmann. Após a aprovação, a matéria segue para sanção do prefeito Simão Durando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários