HDM comemora 2 anos do projeto de ‘Cãoterapia’

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2025 às 14:27

Foto: Ascom HDM/Ismep divulgação

O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina celebrou dois anos do Projeto ‘Anjos de Pelos’, serviço de assistência com cães dentro da unidade médica. Um evento ocorrido na sexta-feira (26) marcou o aniversário do projeto com depoimentos positivos das mães de crianças atendidas na unidade e de profissionais de saúde.

Eu tenho percebido resultados muitos sutis quando estou nas enfermarias. Eu tenho pacientes pré-adolescentes, que ficavam na enfermaria com lençol na cabeça porque eles não queriam se relacionar com ninguém, porque a relação dentro do ambiente de hospital é sempre atravessada por estresse, por angústia, por dor. É no dia dos cães que eu consigo fazer com que esses pacientes saiam dos seus leitos para andar nas enfermarias. O mesmo acontece com pacientes com dreno, que não querem andar por medo, e manejando essa relação com os cães, eu consigo fazer esse paciente andar, porque ela precisa. Outro exemplo relevante é de um paciente que esteve muito tempo entubado na UTI pediátrica e, quando ele foi pra enfermaria, ele tinha dificuldade motora e tinha medo de andar, porque não tinha total controle dos seus movimentos, mas mediando a relação dele com os animais a gente conseguiu fazer não somente com que ele saísse do leito, como ele andasse, e sozinho“, relatou a psicóloga do HDM Ismep, Elizabeth Freire.

O Anjos de Pelos foi implantado pela diretora administrativa do HDM/Ismep, Ingride Lima. “Quando idealizei o Anjos de Pelos, sonhei em humanizar o atendimento e proporcionar momentos de alegria e descontração para pacientes e toda a equipe do hospital. Hoje, com esse projeto, quebramos paradigmas e fomos pioneiros na região, mostrando que o cuidado também pode ser leve, afetuoso e cheio de esperança“, destacou a diretora administrativa do HDM Ismep, Ingride Lima.

As estrelas do projeto são as cadelas voluntárias Cloe, uma Golden Retriever; e Amora, da raça Beagle. Cerca de 120 crianças são atendidas por mês através da iniciativa com os animais. A sexta-feira é o dia preferido dos pequenos pacientes, que recebem a visita das cadelinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários