Estado investe mais de R$ 10 milhões na segurança dos turistas que visitam PE

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2025 às 08:42

Foto: SDS-PE/divulgação

As polícias Civil (PC) e Militar (PM) de Pernambuco vêm aprimorando suas atuações no atendimento, apoio e proteção aos turistas. O empenho das forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS), combinado ao alto investimento feito pela governadora Raquel Lyra, recentemente publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), confere a Pernambuco ampla atuação na segurança dos visitantes e fortalecimento do setor turístico. A SDS coordena as ações e serviços prestados pela PCPE e PMPE, na prevenção, acolhimento às vítimas e combate aos crimes contra turistas.

O policiamento ostensivo feito pela PMPE nas ruas ganhará reforço com a criação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), no Recife. Além disso, o Sítio Histórico de Olinda, importante ponto turístico do Estado, conta com a atuação dos militares da 1ª Companhia do BPTur. A licitação para a construção do novo batalhão já foi autorizada e terá investimento de R$ 10,8 milhões, anunciados pelo Governo de Pernambuco.

O Subcomandante do BPTur, Major PM George Anderson, explica que o batalhão é responsável por garantir a proteção e a tranquilidade de todos os visitantes. “Nosso trabalho é pautado pela prevenção, eficiência e proximidade, assegurando que todos os visitantes possam desfrutar das belezas naturais, culturais e históricas de Pernambuco, com a confiança de estarem em ambientes verdadeiramente protegidos”, destaca o subcomandante.

Entre as ações realizadas pelo efetivo do Batalhão, estão o patrulhamento, abordagens, rondas e policiamento ostensivo a pé ou motorizado, além de encaminhamentos de ocorrências envolvendo turistas à DPTUR ou à unidade da PCPE responsável pelo atendimento das vítimas e registro de Boletim de Ocorrência. Durante todo o ano o BPTur atua nos principais pontos turísticos e eventos, como as prévias carnavalescas de Olinda, os grandes shows no Marco Zero do Recife e os festivais culturais nos diversos municípios do Estado.

Já a PCPE atua por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Turista (DPTUR), unidade especializada, vinculada ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI/PCPE), no atendimento a todos os visitantes que chegam à capital pernambucana. Com isso, todos os turistas nacionais ou estrangeiros podem contar com mais agilidade e eficiência nos serviços prestados pelas polícias de Pernambuco. “Nossa missão é atender, com agilidade e profissionalismo, turistas nacionais e estrangeiros que porventura venham a ser vítimas de crimes ou necessitem de orientação policial, durante sua estadia. Contamos com equipe treinada para lidar com diferentes situações“, explica a titular da DPTUR/PCPE, delegada Catarine Cavalcanti.

Localizada dentro do Aeroporto Internacional Gilberto Freire, no Recife, a DPTUR oferece estrutura necessária para as pessoas que buscam os serviços da PCPE. Com atendimento 24h, todos os dias, a unidade conta com equipe de policiais bilíngues para melhor acolher os turistas. A delegacia também realiza acolhimento e orientação ao turista nacional e estrangeiro. Atuando também no apoio às companhias aéreas, nos casos de extravios de bagagens, entre outras ocorrências de crimes contra o turista.

Serviço

O turista que precisa de ajuda das forças policiais do Estado, poderá buscar através de telefone, WhatsApp ou se dirigindo pessoalmente a uma das unidades de segurança de apoio ao turista. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190, acionar uma patrulha local ou, ainda, se dirigir à sede do BPTur, levando em consideração o local do acontecimento. A DPTUR está situada dentro do Aeroporto Internacional Gilberto Freire, próximo ao Desembarque Sul, entre os portões A5 e A6. Para dúvidas e denúncias, a DPTUR atende por meio dos telefones (081) 3322-4867 e (81) 9 9488-4200 (WhatsApp da delegacia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários