A 8ª Ciretran de Petrolina, órgão vinculado ao Detran-PE, recebeu ontem (25) críticas de dois usuários que alegam dificuldades em agilizar suas demandas. O primeiro deles questionou a demora no processo de transferência do seu veículo.
“Fiz a vistoria dia 16 desse mês, agora todos os dias tô na luta pra ver se consigo agendar a transferência, e nada. Vai chegar o dia do vencimento da vistoria e não vou ter realizado a transferência. Mas o que me chama mais atenção é que, com os despachantes, consigo realizar tudo no mesmo dia se eu quiser. Mas por que com os despachantes se resolve, e o Detran, não? tem que ser tudo agendado, é a maior dificuldade”, desabafou.
O outro problema diz respeito à primeira habilitação (CNH). Segundo esse usuário, a 8ª Ciretran está levando até 30 dias para abrir vagas. “Estou há mais de uma semana tentando agendar, mas nunca tem vaga no site. Fui ao Detran de forma presencial, mas falaram que é por agendamento no site/aplicativo. Iria abrir hoje (ontem), dia 25/09, desde 0h, 6h, 8h…Venho tentando, porém sem sucesso”, lamentou.
Resposta
Procurada pelo Blog, a atual gestora da 8ª Ciretran, Deise Reis, esclareceu as demandas. Em relação à transferência, ela argumentou que agendamentos abrem todo dia 25/26 para o mês seguinte. Exemplo: ontem, 25, ou hoje 26, abrirá as vagas para o mês de outubro, a partir do dia 1º. “Mas, sempre orientamos que nos casos em que o usuário não conseguir agendar, 5 dias antes de vencer seu prazo, pode ir à Ciretran para realizar seu atendimento presencial”, informou.
Quanto ao prazo da vistoria, Deise esclareceu que o serviço tem o prazo de 30 dias. “Por isso, solicito que esse usuário tente o agendamento (dia 25 ou 26) e, se por algum problema não conseguir, que nos procure 5 dias antes do vencimento da sua vistoria ou do seu ATPV”, pontuou.
Sobre a primeira habilitação, igualmente as vagas para a Ciretran abrem nesses mesmos dias, mensalmente. Além disso, dia 30 de cada mês também abrem as vagas do Expresso Cidadão e o candidato também tem a opção de abrir esse atendimento nas autoescolas. Entretanto, em casos onde as pessoas tenham problemas com o Gov.br e não consiga agendar por esses meios, Deise informou que o atendimento presencial também é disponibilizado.


