Emoção marca lançamento de livro sobre operação da PF no Sertão  

por Carlos Britto // 26 de setembro de 2025 às 11:27

Foto: divulgação

A noite da última quinta-feira (25) transformou a Faculdade de Petrolina (Facape) no epicentro de uma intensa jornada de memória e revelação. O lançamento do livro ‘Pilão Arcado — Confronto e Morte na Operação que Desafiou a Polícia Federal’, escrito por Emerson Rodrigues, que participou do evento por vídeo, movimentou a academia ao trazer à luz os bastidores de uma arriscada operação policial ocorrida há 22 anos no sertão.

A obra, que narra momentos decisivos e inéditos do episódio, esgotou sua tiragem antes mesmo do início do evento, evidenciando o grande interesse do público em conhecer os detalhes desse confronto que marcou a história da segurança pública na região do São Francisco.

Protagonistas reais compartilham emoção

O simbolismo do lançamento foi amplificado pela presença dos protagonistas reais da operação, que subiram ao palco para compartilhar suas experiências. A noite foi descrita pelos presentes como um momento de forte emoção, com relatos de choro e vozes embargadas.

Estiveram presentes figuras centrais da ação, incluindo Edson Pacheco, professor da Facape e ex-policial federal; e Orlando Tolentino, também ex-policial federal. Juntaram-se a eles o oficial João Bosco Sousa Rolim, o subtenente Agonaldo Silva e o sargento Paulo Cesar de Oliveira.

O evento se configurou como uma oportunidade ímpar para historiadores, estudantes de direito e segurança pública, policiais e o público em geral. Eles puderam ouvir em primeira mão as nuances e os desafios de um episódio que desafiou as forças de segurança federais e estaduais, trazendo à tona detalhes que até então eram pouco conhecidos sobre a operação em Pilão Arcado.

Interessados em adquirir a obra, que mergulha nas verdades e consequências desse confronto histórico, podem entrar em contato através do seguinte número de WhatsApp: (19) 9 9448-9733.

Emoção marca lançamento de livro sobre operação da PF no Sertão  

  1. AGONALDO DA SILVA ALVES disse:

    Heróis que arriscaram suas vidas elo bem da sociedade, quero deixar meus sentimentos a família do PF Klauss e do Pedreiro que morreram naquela ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários