O espaço CEU das Águas, em Petrolina, receberá neste domingo (28) a mostra pedagógica 2025 do Núcleo Biruta de Teatro (NBT). O evento é resultado do projeto de formação teatral mantido pela Cia Biruta de Teatro no bairro Rio Corrente, com apoio da Prefeitura de Petrolina e incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. A entrada é gratuita e as apresentações contam com interpretação em Libras.
Durante a Mostra, o público vai poder conferir um ensaio aberto da experimentação cênica construída colaborativamente pelos jovens atores durante o curso. “Esse é o momento em que abrimos ao público um processo de formação. A cada edição, o projeto explora diferentes linguagens e abordagens cênicas, através de encontros formativos, estudos teóricos e oficinas práticas. Mais do que uma apresentação, esta mostra é a partilha de um processo coletivo que busca provocar reflexões, encontros e novas formas de imaginar e existir“, conta a produtora e coordenadora geral do projeto, Camila Rodrigues.
Cristiane Crispim, uma das oficineiras do Núcleo, também lembrou a trajetória do projeto em 2025 com a construção de máscaras como elementos que vão além da cena. “Neste ano, os participantes mergulharam na construção de máscaras, não como disfarces, mas como caminho de descoberta e confronto. Inspiradas pelas reflexões dos feminismos de Grada Kilomba e bell hooks, essas máscaras se tornaram pontes entre arquétipos ancestrais e as urgências do presente, um meio de elaborar coletivamente as marcas do patriarcado, do racismo e da desigualdade, transformando-as em narrativas de poder e reinvenção“, explicou. Mais detalhes sobre o NBT e o serviço da peça podem ser acessados pelo link.


