O Governo da Bahia abrirá no próximo mês, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a edição 2025 do ‘Outubro Rosa’ com uma ação intensificada de rastreamento do câncer de mama. Nesse dia começa a oferta de 40 mil mamografias que serão realizadas ao longo do mês para mulheres de 40 a 59 anos, público considerado prioritário na detecção precoce da doença.
Todos os exames serão feitos mediante agendamento prévio pelo BA.GOV.BR, a partir de 6h do dia 24 de setembro. Para apoiar quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com a CCR Metrô, disponibilizará três pontos fixos de marcação em Salvador, localizados nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá, com funcionamento nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h às 17h. As vagas serão disponibilizadas gradativamente.
No Interior, os atendimentos serão realizados pelas 24 Policlínicas Regionais, que ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. O público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento dos exames.
O câncer de mama é uma das principais neoplasias que afetam as mulheres e continua sendo um desafio relevante para a saúde pública. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres no estado e no país.


