Bahia: Programa ‘Água Doce’ passa dos 5 mil garrafões entregues no semiárido

por Carlos Britto // 22 de setembro de 2025 às 15:33

Foto: Ascom Sema-BA/divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) alcançou um marco importante com o Programa Água Doce (PAD) neste mês de setembro, ultrapassando a marca de cinco mil garrafões de 20 litros distribuídos em comunidades do semiárido baiano. Desde o início do ano, a equipe do PAD Bahia vem sensibilizando e apoiando as comunidades e prefeituras quanto ao uso de recipientes adequados para armazenar a água dessalinizada fornecida pelo programa, prevenindo contaminações e reduzindo o risco de doenças de veiculação hídrica.

Além da entrega de garrafões, o programa também distribui escadas para auxiliar na limpeza dos tanques e evitar a contaminação da água após retirada nos chafarizes. Até o momento, foram visitadas 113 comunidades em 43 municípios, com a entrega aproximada de 5.100 garrafões e 96 escadas. Entre os locais atendidos, destacam-se Candiba, Guanambi, Malhada de Pedras, Itiúba, Canudos, Cansanção, Santa Luz, Pintadas, Conceição do Coité, Baixa Grande, Mairi, Queimadas, Riachão do Jacuípe, Gavião, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre, dentre outras.

Em execução na Bahia desde 2012, o PAD tem como objetivo ampliar o acesso à água potável no semiárido por meio de sistemas de dessalinização. Com investimento superior a R$ 75 milhões e mais de 90% de execução física e financeira, o programa prevê a implantação de 291 sistemas em 56 municípios, beneficiando cerca de 110 mil pessoas. A iniciativa está vinculada ao convênio, que segue em execução até março de 2026.

O transporte e a logística das entregas têm contado com o trabalho direto da equipe da Sema, que percorre as comunidades levando, em média, 700 garrafões por viagem, além do apoio de parceiros, como entes municipais e o Corpo de Bombeiros, em algumas etapas da distribuição. Conforme estabelece a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde, o fornecimento de recipientes adequados é essencial para assegurar água potável de qualidade, item seguido pelo Estado para contribuir com a melhoria da saúde pública nas comunidades rurais difusas do semiárido baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários