Canal do Sertão de PE é mais viável que Ramal de Entremontes, diz membro de comitê

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2025 às 07:00

Fotoarte: reprodução

Membro do Comitê Pró-Canal do Sertão pernambucano, Daniel Torres reforçou a este Blog que a obra é infinitamente mais promissora do que o Ramal de Entremontes, como defendem alguns. A retomada do Canal do Sertão foi defendida esta semana no Congresso pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

Segundo Daniel Torres, o Ramal de Entremontes é econômica e socialmente inviável, beneficiando apenas uma pequena área em torno da Barragem de Entremontes (cerca de pouco mais de 20 mil hectares).

Portanto, não beneficia todo o sertão, e principalmente o Sertão do Araripe. Este Ramal depende totalmente do Canal da Transposição do Rio São Francisco porque as águas derivam-se da transposição, e o abastecimento deste canal vai ter uma vazão limitadíssima de cerca de 29 m³/s, e vai depender da liberação da água do Lago de Sobradinho. Fica a pergunta: quando a barragem tiver em seu nível menor, como fica a alimentação do Ramal de Entremontes? entra em colapso hídrico, falta de água para irrigação, enquanto o Canal do Sertão original não depende de liberação de água da transposição. A água será captada direta no Lago da Barragem de Sobradinho, e pretende irrigar cerca de 136 mil hectares de terras em todo o Sertão, com uma previsão de vazão de 139 m³/s”, argumentou.

Torres acrescentou ainda que, no comparativo do estudo feito pelo Ministério da Integração, o custo de sua implantação é muito menos que o Ramal de Entremontes (confiram acima). “E outra: as terras previstas para serem irrigadas pelo Ramal de Entremontes são solos ruins, pedregosos e rasos, enquanto as melhores terras do Estado de Pernambuco, segundo estudos pedológicos, estão no Araripe, que são solos férteis e profundos”, complementou.

Canal do Sertão de PE é mais viável que Ramal de Entremontes, diz membro de comitê

  1. É muito importante pra nós que vivemos aqui no município de Araripina. E precisamos comprar água dr carro pipa 150.reais 200 reais..moro vila lagoa da onça na pe 615.e vila capim.vila ponta da serra. 5 mil pessoas sofrendo sem água..por que o recursos que termo bolsa família. E paga a água. Não compramos comida por que dinheiro não dá..

  2. Daniel Torres Araripe disse:

    Concordo com voce Maria Renata. Este projeto de irrigação é a redenção do Araripe, não só água para o consumo humno, porém desenvolvimento da fruticultura e outras lavouras. É um sonho é, mais não impossivel basta os políticos principalmente da região do Araripe defender este projeto, é o que não estamos vendo eles defender. VAMOS A LUTA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…