A população de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, vivenciou na tarde de ontem (17) um dos momentos mais importantes da história do município diante do desfile cívico-militar promovido pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. O evento contou com a participação das tropas da Força de Prontidão da Operação ‘Carcará VI’, que realiza atividades na Fazenda Tanque de Ferro, campo de treinamento do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga (72BI), localizado na região de Jutaí, distrito do município.
O desfile levou uma multidão à Avenida Miguel Arraes para prestigiar as tropas de várias cidades. A solenidade reuniu diversas autoridades, a exemplo da prefeita Catharina Garziera; dos comandantes da 7ª divisão de Exército e da 10º Brigada de Infantaria Motorizada, generais Fernandes Bartolomeu e Roberto Furtado; do comandante do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga, Coronel Paiva; de vereadores e secretários municipais; do promotor público, Dr. Filipe Regueira; e de colaboradores.
O General Fernandes Bartolomeu agradeceu a prefeitura, e em especial a população, pela forma como as equipes foram recebidas e no auxílio para o exercício tomar corpo. Ao longo das próximas semanas vai ocorrer uma série de exercícios de aplicação militar em que a Força de Prontidão, constituída por cerca 1.100 homens com seus equipamentos e armamentos, utilizando a doutrina em vigor no Exército com técnicas de tiros e outras ações, dará provas que está pronto para entrar em combate.
“Essa atividade é o coroamento de quase um ano de preparação, de treinamento em várias sedes, em várias cidades diferentes. Para haver o fechamento de ciclo, em que a gente tem a certificação da Força de Prontidão, nós viemos aqui em Lagoa Grande, utilizando as áreas desse município e o nosso campo de instrução na fazenda Tanque do Ferro“, explicou o General.
O comandante da 10º Brigada de Infantaria Motorizada, General Roberto Furtado, ressaltou que o Desfile Cívico-Militar e a presença das tropas em Lagoa Grande são a integração do Exército com a sociedade: “Estamos aqui no município operando dentro de um contexto tático da Operação Carcará VI que abre a certificação da nossa Força de Prontidão do Comando Militar do Nordeste. O município está de parabéns, agradecemos imensamente pelo apoio dado nesta infraestrutura logística para essa operação de certificação“.

Foto: Santiê Comunicação/divulgação
Presente histórico
Catharina Garziera acrescentou que o desfile é um presente histórico no ano de comemoração dos 30 anos de Lagoa Grande para os munícipes. “A Capital da Uva e do Vinho vivenciou um momento único com a presença das tropas na cidade. A operação Carcará VI coloca nosso município no topo, uma honra para a população lagoa-grandense“, comemorou. Ela reforçou a parceria com o Exército Brasileiro e lembrou que no mês de novembro será desenvolvida uma ação social de apoio à população mais carente, com atendimento médico, odontológico e outros serviços.



Os melancias