A governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (17), o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar-PE), uma iniciativa inédita que garante o maior investimento da história do Estado em segurança hídrica para a população do campo. O programa contará com R$ 600 milhões em recursos, viabilizados por meio de uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, e vai beneficiar dois milhões de pernambucanos em 105 municípios.
“O Prosar vem somar forças ao programa Águas de Pernambuco. Já temos garantidos mais de R$ 6 bilhões de investimentos em execução em todo o Estado, como na Adutora do Agreste, em barragens e em obras de saneamento rural. Esse novo recurso vai levar água a quem nunca teve acesso, beneficiando moradores da zona rural e de comunidades dispersas. São mais de 7.500 comunidades mapeadas pelo Governo, cada uma com soluções e estratégias próprias para garantir o direito básico de ter água na torneira e tomar banho de chuveiro“, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O programa chega como resposta a uma realidade histórica de desigualdade no acesso à água em Pernambuco – Estado com menor disponibilidade hídrica per capita do Brasil. Além disso, também prevê o aumento da capacidade do Estado para alcançar o acesso universal ao saneamento.
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou a dimensão do programa e explicou que ele será implantado ao longo dos próximos sete anos. “Esse trabalho começou desde a criação do Águas de Pernambuco. Já entregamos mais de 30 sistemas rurais, beneficiando comunidades onde quase duas mil pessoas passaram a ter um abastecimento melhor. Agora, com o Prosar, o programa ganha uma nova dimensão. Para isso, estamos ampliando o programa de dessalinização, hoje o maior do Brasil. Passaremos de 300 para 700 sistemas e instalaremos 600 novos poços”, disse o titular da pasta.
“Marco”
Representando os municípios, o prefeito de Palmares (mata Sul), Júnior de Beto, ressaltou que o programa representa um marco histórico. “Antes, com muito esforço, a gente precisava furar poços através do IPA, mas não era água potável. Com este novo programa, o ganho vai além. Agora, vamos entregar água potável e saneamento básico“, celebrou o prefeito. Na mesma linha, o deputado estadual Claudiano Filho celebrou os novos investimentos. “Conhecemos a dificuldade que o povo sertanejo enfrenta para conseguir água. O Governo do Estado tem trabalhado dia e noite para fortalecer e fazer Pernambuco crescer a cada dia”, afirmou.
Além de Júnior de Beto, vários prefeitos prestigiaram a cerimônia juntamente com secretários de Estado e representantes da Compesa, Cepe e Arpe.


