A criação do Cadastro Estadual para Adoção de Animais foi aprovada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em reunião realizada nessa terça (16). A lista incluiria tanto os animais disponíveis como as pessoas interessadas em adotá-los.
O texto acatado reúne os projetos de lei nº 873/2023 e nº 3010/2025, apresentados pelo deputado Romero Albuquerque (UB). Para o autor, o uso da ferramenta pode potencializar as chances de concretizar o encontro entre as famílias e os bichos.
“Em que pese os esforços daqueles que abrigam animais abandonados, muitos podem passar a vida inteira sem ter a oportunidade de receber um lar. Essa triste realidade pode ser mitigada por meio do incentivo à adoção”, considerou o parlamentar na justificativa do PL 873/2023.
Conforme a proposta em tramitação, para fazer parte do cadastro os interessados em adotar deverão apresentar documento oficial com foto, meios para contato e comprovante de residência atualizado. Já as entidades públicas e privadas que abrigam animais vão informar espécie, porte e sexo.


