Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vem promovendo uma série de audiências públicas como parte da campanha “Atualize”, com vistas a ampliar a divulgação do cadastramento biométrico entre o eleitorado. Na próxima semana, o ciclo de eventos chegará ao fim, com as cinco últimas reuniões acontecendo nas cidades de Buíque e Palmeirina, no Agreste; e Sertânia, Parnamirim e Terra Nova, no Sertão.
A primeira parada será às 9h30 da terça-feira (23), em Buíque. Em seguida, será a vez de Sertânia, às 14h do mesmo dia. Na quarta-feira (24), as audiências desembarcam nos municípios de Parnamirim, às 9h30, e de Terra Nova, às 14h. Já a última reunião será em Palmeirina na quinta-feira (25), às 14h, sob o comando do presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva. Todos os encontros acontecem nas Câmaras Municipais das respectivas cidades. A única exceção é Buíque, onde o evento ocorrerá no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Jornalista Cyl Galindo.
Organizadas pelo Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB), as audiências públicas sobre biometria buscam ouvir a população e incentivar o comparecimento do eleitorado aos cartórios. A participação é aberta ao público e, na ocasião, um formulário será distribuído para quem quiser enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre o tema.
Buíque, Sertânia, Parnamirim, Terra Nova e Palmeirina estão entre as 28 cidades pernambucanas com baixos índices de coleta biométrica e são as únicas desse grupo que ainda não receberam a série de audiências. Até o momento, apenas 41,07% dos eleitores estão com a biometria cadastrada em Buíque; 36,94%, em Sertânia; 50,19%, em Parnamirim; 55,88%, em Terra Nova; 41,21%, em Palmeirina.
Para facilitar o acesso aos serviços eleitorais, o TRE-PE inaugurou postos de atendimento biométrico, que vêm atuando em conjunto com os cartórios. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento. Em Buíque, a unidade funciona no Espaço Municipal de Artes (Rua Coronel Antônio Cavalcante, 124, Centro); em Parnamirim, no prédio da Secretaria de Infraestrutura (Rua Siena, s/nº, Centro); em Terra Nova, na Sala do Empreendedor (Rua Coronel Cazé, 03, Centro); e em Palmeirina, no endereço avenida Garanhuns, s/nº, Centro. Mas detalhes podem ser conferidos no site do Tribunal.
Vantagens
Além de agilizar as filas no dia da votação, a biometria confere ainda mais segurança ao processo eleitoral, já que permite a identificação do eleitor por meio da verificação de características físicas individuais únicas como impressão digital e foto. A biometria cadastrada pela Justiça Eleitoral também é utilizada por outras instituições públicas para a identificação de beneficiários de alguns programas sociais ou previdenciários.


